Novo golpe tem assustado usuários do Instagram em Venâncio Aires

-

Nas últimas semanas, um novo golpe tem despertado o medo em usuários do Instagram. A fraude é realizada a partir do envio de links – seja por mensagem direta na rede social ou via SMS – onde os golpistas prometem promoções ou se passam por membros de empresas de renome para perpetuar a invasão. Ao acessar o link, o indivíduo tem sua conta invadida e perde o acesso para a mesma. Sob o controle do perfil, os golpistas iniciam a venda de produtos com preços abaixo da média do mercado.

No o Rio Grande do Sul, foram 85.417 casos de estelionato no ano de 2021 – os crimes de fraude na internet são qualificados como estelionato. Já em Venâncio Aires foram cometidos 19 casos até o dia 25 de janeiro deste ano, enquanto em 2021 foram 227 casos totais e 41 ocorrências de extorsão – os casos de fotos vazadas em redes sociais se qualificam nesta categoria.

A fisioterapeuta Deisi Penz, 42, foi uma das vítimas que teve a conta do Instagram invadida. “Tirei férias em uma pousada e essa pousada teria pedido para eu votar em meu nível de satisfação. Cliquei na mesma hora, até porque gostei do lugar. Pedia para eu entrar em um link e imediatamente eles pararam de conversar comigo. Tentei retornar, pensando que o site estava com problema. A partir desse momento, começaram a entrar stories com vendas de produtos”, conta a fisioterapeuta.

A advogada Rita Ellert alerta sobre as novas formas como tais golpes são realizados. “Primeiro um ‘amigo’ irá te chamar no direct, esse ‘amigo’ fala que comprou um curso on-line ou algo parecido e não está conseguindo acessar, pedindo sua ajuda para clicar em um link. Ou então os golpistas estudam seu perfil para saber quais são suas preferências, seus gostos. Te oferecendo algo nesse sentido. Assim, seu Instagram está roubado”, explica a advogada.

A fraude gera inúmeros transtornos para os donos dos perfis e prejuízos para as pessoas que caem no golpe e acabam comprando produtos. Deisi afirma que uma senhora a contatou pessoalmente para buscar uma geladeira. “Ela já tinha feito o pagamento. Tiveram 18 pessoas que me mandaram comprovante de pagamento. Comecei a postar no Facebook para alertar, avisando que não comprasse nada, que tinham clonado o perfil. Mesmo assim, muitas pessoas acabaram caindo”, lamenta.

Uma televisão era um dos produtos vendidos no Instagram de Deisi
(Foto: Reprodução)

Os principais produtos oferecidos são eletrônicos e eletrodomésticos, que chegam a estar a metade do preço regular dos mesmos. Um dos produtos apresentados no perfil de Deisi, uma TV LG Smart 4K de 65 polegadas, avaliada em R$ 4 mil, estava sendo vendida por R$ 1200. “Estavam vendendo uma geladeira, uma televisão e um celular. As pessoas caem por serem produtos usados, pela história que eles contam, que amigos próximos estariam “rifando” os produtos por estarem indo morar fora do país”, pontua a fisioterapeuta.

 

Uma das formas para solucionar o problema é buscar as autoridades locais. O delegado Felipe Staub Cano explica o passo a passo para agir após a fraude. “Tendo sofrido prejuízo, a pessoa pode procurar a Delegacia de Polícia e fazer um registro, que será encaminhado para investigação. Do mesmo jeito, existem procedimentos padrões das plataformas de redes sociais, tem uma parte onde você pede ajuda e será auxiliado para recuperar a conta. Caso não consiga, pode buscar uma medida judicial para obrigar a rede a devolver a conta, mas o que fica de alerta é que nenhuma rede social irá pedir senha, código, número de cartão, por que eles já têm esses dados de acesso ao perfil”, enfatiza o delegado.

“Todo dia tem ocorrência de golpes virtuais, seja de fotos vazadas, fraudes, entre outros. A criminalidade tem migrado para o virtual.”
FELIPE STAUB CANO – Delegado da Polícia Civil de Venâncio Aires

Além disso, é comum o proprietário da conta invadida ter dificuldades para recuperar o acesso, sendo que, por vezes, os golpistas cobram quantias em dinheiro para devolver o controle do perfil. “Fiz um B.O (Boletim de Ocorrência) on-line, porque naquela semana estava com Covid. Tentaram me ajudar, mas como desinstalei o aplicativo, acabei perdendo todo o acesso. Mesmo no Facebook – as contas  são linkadas -, não consegui acessar. Era uma conta profissional dentro do Instagram. Também tenho uma profissional no Facebook onde acabava aparecendo os mesmos stories. Fiz outro Instagram, com foto diferente, mas ainda estão postando coisas naquele perfil invadido”, obseva Deisi.

O delegado complementa sobre a importância de realizar o boletim de ocorrência nesses casos. “Com o B.O, a pessoa pode buscar o Judiciário por meio de um advogado, buscar uma reparação de danos caso ela tenha algum prejuízo. A delegacia vai atrás de quem está por trás dos golpes, por vezes, encontramos as pessoas e bloqueamos suas contas bancarias, mas não conseguimos buscar o dinheiro, porque ele entra e sai rapidamente da conta”, destacou Cano.

Dicas

A advogada Rita Ellert, comentarista do programa Folha 105, da rádio Terra FM, deu dicas para prevenir os golpes:

  • Nunca clique em links recebidos por mensagem direta ou SMS.
  • Sempre mantenha suas informações atualizadas. Nunca use uma senha defasada, por três ou quatro anos, nem repita em outros cadastros.
  • Desconfie de publicações oferecendo vantagens excessivas, principalmente produtos sendo disponibilizados por valores abaixo do comum
  • Use a central de ajuda do Instagram. As equipes da rede social não entram em contato pelo direct. Jamais compartilhe códigos de acesso, seja por SMS, telefone ou WhatsApp.
  • Habilite a autenticação de dois fatores no menu de segurança do seu Instagram.
  • Com golpe, informe aos amigos e familiares que o Instagram foi violado. E peça ajuda para divulgar em outras redes sociais. Busque a central de atendimento do site, além de realizar um boletim de ocorrência.


Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido