Prestes a inaugurar a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h) do bairro Cruzeiro, a Administração Municipal de Venâncio Aires preocupa-se em esclarecer a população para a correta utilização do local. Dedicada a atendimentos de emergência, a UPA, assim como o plantão do Hospital São Sebastião Mártir, não deve ser utilizada para consultas ou atendimentos de rotina. Para isso, uma unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) está sendo construída ao lado da unidade e será referencia de atendimento para aproximadamente quatro mil moradores dos bairros Cruzeiro e Brígida.
Com aproximadamente 35% da obra concluída, o prefeito Airton Artus e a diretora da UPA, Gisele Spies Chitolina, visitaram a ESF do bairro Cruzeiro e salientaram a importância do local, que atenderá moradores dos dois bairros com médico de saúde da família e agentes comunitários de visita domiciliar. “Será muito importante esse local, pois atualmente essa população está descoberta de atendimento. Como o Posto Central tornou-se Centro Materno Infantil e o PAM um centro de especialidades, os moradores do Cruzeiro e Brígida acabam buscando o hospital, uma realidade que deve mudar”, garante o prefeito.
A Unidade de Saúde (ESF) do bairro Cruzeiro está sendo construída pela empresa venâncio-airense Invicta Construtora Ltda. Com orçamento de R$ 213.099,77, o prédio possui 209,74 m2 e deve estar à disposição dos moradores no próximo ano. Artus completa ressaltando a intenção de ampliar a cobertura da rede básica, trabalhando mais intensamente programas de prevenção e o atendimento primário às comunidades. “Para esse ano, concluímos as obras e estamos em fase de equipação e concurso público para efetivar os postos de Linha Travessa, Tabalar e Gressler II. Já para 2015 queremos efetivar Cruzeiro, Mariante e Battisti. Iniciamos com 15 e vamos encerrar o mandato com 24 Unidades de Saúde concluídas em Venâncio Aires”, finaliza Airton Artus.