
O Executivo Municipal oficializou a data para a troca do comando da titularidade da Secretaria de Cultura e Esportes de Venâncio Aires. O atual secretário Saul Zart será substituído pelo coordenador do Departamento de Esportes, Henrique Silva. A posse do novo secretário será no dia 10 de agosto, às 14h, na sala de reuniões da Prefeitura. Com isso, Zart passará a coordenar o Departamento de Cultura e o atual assessor da pasta, Diego Konrad, assumirá como coordenador do Departamento de Esportes.
AVALIAÇÃO
No período em que esteve à frente da secretaria, Saul Zart diz que o foco esteve voltado para conquistas de recursos por meio de projetos. Cita o Carnaval de Rua de 2019 que terá à disposição quase R$ 500 mil a partir de leis de incentivo. Parte será investido no Carnaval local e a segunda parcela na promoção do Carnaval Regional. Além disso, em maio, a partir de audiência pública, foi aprovada a mudança de local do evento que sai pela primeira vez do Centro e irá ao Acesso Leopoldina. O sambódromo será instalado em frente ao Parque do Chimarrão.
“Ano passado também promovemos pela primeira vez um grande evento natalino com ações integradas e que também foi financiado por recursos privados vindos de captações específicas”, disse Zart. Ainda foi retomado o Festival Mais Bela Voz e a Orquestra de Venâncio Aires conseguiu realizar neste ano a primeira turnê pelo Sul do Brasil. A prestação de contas detalhada será feita no dia 7 de agosto.
METAS E PROJETOS
Já o novo secretário, Henrique Silva, quer incentivar em seu período de gestão no primeiro escalão as atividades esportivas diversas, além de lançar novos editais municipais para financiar projetos culturais e esportivos. “Precisamos aprimorar nossa legislação para garantirmos a democratização dos financiamentos de projetos venâncio-airenses”. Silva quer também recriar oficinas esportivas diversas nos bairros e interior tendo como público-alvo jovens e crianças. Planeja ainda retomar o campeonato municipal, mas com o Executivo Municipal na organização.
ENTENDA
A mudança de secretários segue acordo político acertado em começo do Governo Giovane Wickert. Prevendo eventuais candidaturas a vereador por parte deles, nas eleições 2020, e a regra eleitoral de desincompatibilização, ambos terão um ano e meio de gestão como secretários.