A Câmara de Vereadores já começa a ganhar a estrutura para acolher a nova legislatura a partir do dia 1° de janeiro. Dos 10 atuais vereadores, apenas quatro permanecem na Casa. Além disso, o Legislativo volta a ter 15 cadeiras, estas que serão ocupadas por oito estreantes na carreira parlamentar.

Com o encerramento das atividades da legislatura 2009/2012, na quinta-feira, ontem à tarde foram colocadas as novas mesas, que darão espaço para os cinco novos assentos. A fim de preparar a sessão de instalação da nova legislatura, esta que, oficialmente, empossa os eleitos, o atual presidente da Casa, vereador Paulo Mathias Ferreira (PMDB), lidera hoje à noite, uma reunião com os vereadores eleitos. O encontro no plenarinho João Jorge Hinterholz, a partir das 19h, vai ultimar as providências a serem seguidas durante a solenidade que será realizada no dia 1° de janeiro, às 17h, no plenário Vicente Schuck.

Conforme o regimento interno da Casa, o vereador mais votado, que neste pleito foi o pedetista Jarbas da Rosa, conduzirá a reunião de preparação como presidente, convidando ainda outro vereador para secretário da mesa provisória. Esta mesa, por sua vez, conduzirá o ato de posse.

Conforme a diretora da Câmara, Maria Lovane Ribeiro Fischer, para a reunião desta noite todos os diplomados entregarão seus diplomas e suas declarações de bens.

No dia 1°, durante a posse, será eleito o novo presidente da Câmara de Vereadores para o ano de 2013. O nome mais cotado é o do vereador eleito Telmo Kist (PDT), que já conta com o apoio das bancadas governistas, que serão maioria.

A partir da escolha do novo presidente, temas como novos assessores parlamentares e prenchimento de cargos, serão discutidos. Conforme confirmou o prefeito Airton Artus, o diretor geral da Câmara a partir de 2013 será o advogado Gustavo Vol Helden, atual chefe de Gabinete na prefeitura.

Com o término da legislatura e com a maioria dos vereadores sendo do PDT – seis deles – a escolha dos novos cargos comissionados ficará a critério dos vereadores ligados ao governo municipal. No dia 31 de dezembro, todos funcionários CC’s se desligam da Casa. Hoje são cargos comissionados da Casa, diretor geral, diretor administrativo e diretor Legislativo, dois assessores jurídicos, dois chefes de setor, uma assessora de imprensa e uma chefe de gabinete e ainda os assessores dos vereadores.

SEM RECESSO

 

Projeto de Paulo Mathias Ferreira (PMDB), pela primeira vez sua proposição aprovada nesta legislatura, será executada. Diferente do que acontece nos demais anos, em 2013 não haverá recesso parlamentar durante o mês de janeiro. Segundo o projeto de Ferreira, todos os primeiros anos de cada nova legislatura na Câmara, não haverá pausa nos trabalhos.