Com informações de Rui Borgmann / AI Prefeitura .
Trabalhadores dos serviços em saúde de Venâncio Aires contam com um núcleo municipal de educação em saúde coletiva, chamado de Numesc. O órgão foi oficializado e a partir de agora está sendo encaminhada a composição, com a indicação dos representantes dos órgãos participantes. Desde 18 de abril de 2013 ocorrem reuniões mensais nas dependências da Prefeitura da Capital do Chimarrão. No entanto, a partir do dia 28 de julho foi proporcionada a oficialização e o reconhecimento do órgão, conforme decreto nº 5.750/2015.
O Numesc foi criado partir de um projeto de descentralização das ações da Comissão Permanente de Integração Ensino – Serviço da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CIES 13). O núcleo se organiza através de um espaço coletivo, participativo e democrático, destinado a planejar e executar ações de educação permanente em saúde coletiva. “é uma forma de articular as entidades formadoras, os trabalhadores dos serviços de saúde e os movimentos sociais para planejar, fomentar e realizar ações de educação permanente, criando desta forma estratégias que visem qualificar a saúde municipal e regional”, destaca a psicóloga Carla Wietzke.
Algumas ações já foram desenvolvidas pelo grupo, tais como a produção de folders informativos, participação em pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), discussão sobre plano de carreira na área da saúde, participação na construção de cursos de formação, capacitações e ações de promoção e prevenção.
Os encontros ocorrem sempre às terceiras quintas-feiras do mês, alternados mensalmente nos dois turnos, um mês às 10h e no outro às 13h30, no auditório da Secretaria da Fazenda, no prédio principal da Prefeitura. A próxima reunião está agendada para 15 de outubro, às 13h30. “O núcleo convida todas as entidades promotoras de saúde do município e região a conhecer e participar da iniciativa”, ressalta o técnico em segurança do trabalho, Rafael Ody Haas. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 51-3983-1042.