O ano marcado pela pandemia de coronavírus será lembrado por centenas de famílias venâncio-airenses por um motivo de muita alegria: o nascimento de seus filhos. Ao longo de 2020, foram 773 nascimentos registrados no município. O número é o menor dos últimos cinco anos e 5% menor do que o de 2019, quando foram 814 bebês. Os dados são do Portal da Transparência do Registro Civil.
Entre os nomes mais registrados em Venâncio Aires, estão Enzo Gabriel e Pedro Henrique. Foram 10 registros de cada, em 2020, seguidos de Miguel, com oito certidões.
A moradora de Linha Sapé, Paloma Lunara da Silva, 27 anos, escolheu o nome que daria ao filho bem antes de engravidar. A inspiração veio do nome do filho do cantor Leonardo, que se chama Pedro. “Há uns 11, 12 anos, desde que começamos a namorar, já dizia ao meu marido que, se tivesse um filho menino, seria Pedro”, conta. “Já estava certo, não tinha dúvida do nome.”
Quando a gravidez foi confirmada e a ecografia indicou que o primeiro filho do casal seria um menino, eles escolheram o segundo nome – Henrique. Pedro Henrique Gutterres de Carvalho nasceu dia 1º de julho. “Foi tudo bem tranquilo e foi bom que pude ficar em casa boa parte da gravidez. A empresa me dispensou por causa do coronavírus.”
Atualmente, ela e o marido Joelci Gutterres de Carvalho, 29 anos, curtem os momentos e acompanham o desenvolvimento de Pedro Henrique, de 6 meses. “O nascimento dele foi e está sendo uma experiência maravilhosa. Cada dia é uma coisa nova que ele aprende a fazer”, diz a mãe, orgulhosa.
Nascimentos por mês
- Janeiro – 56
- Fevereiro – 62
- Março – 58
- Abril – 79
- Maio – 71
- Junho – 73
- Julho – 55
- Agosto – 65
- Setembro – 69
- Outubro – 60
- Novembro – 59
- Dezembro – 66
- Total – 773
10 nomes mais registrados
- Enzo Gabriel – 10 registros
- Pedro Henrique – 10 registros
- Miguel – 8 registros
- Vicente – 7 registros
- Davi – 6 registros
- Lívia – 6 registros
- Gael – 5 registros
- Laura – 5 registros
- Manuela – 5 registros
- Maria Eduarda – 5 registros