O caminho da água potável até chegar nas torneiras

-

Antes de chegar até a casa dos consumidores e estar pronta para o devido consumo – seja para ingestão ou higiene -, a água que chega até as torneiras passa por diferentes processos em um percurso determinado. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) conta com 315 quilômetros de rede hídrica em Venâncio Aires.

Depois de captada e tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan, que fica no bairro Morsch, a água é distribuída para dois sistemas de reservatórios. Quando sai da ETA, vai para os reservatórios que ficam na rua Jacob Becker, próximo ao Colégio José de Oliveira Castilhos. São duas estruturas de 250 metros cúbicos de água.

Dali, o percurso segue para o sistema 3, que fica na rua Visconde do Rio Branco, no bairro Cidade Alta. No local, são três estruturas, com 150, 300 e 500 metros cúbicos. Esse sistema também conta com três reservatórios menores que auxiliam no bombeamento da água até as residências: eles têm 30, 10 e 3 metros cúbicos.

Marta Fagundes da Silva, agente de tratamento de água da ETA, afirma que toda a água que chega na casa dos consumidores faz este mesmo percurso. “O reservatório da ETA não tem ligação com as casas. Ele só capta e armazena a água que vai para os outros reservatórios para a distribuição”, explica.

Além desses pontos, a Corsan conta com dois poços artesianos, que ficam na rua Emílio Michels. “Esses dão suporte ao abastecimento, mas o que mantém é a estação de tratamento, que bombeia 160 litros por segundo para abastecer os reservatórios”, garante.

Marta afirma que, quando há necessidade de manutenção nos reservatórios, a equipe procura fazer o trabalho durante a madrugada, para que o abastecimento não seja afetado. As estruturas passam por limpeza rotineira e se procura sempre fazer em sincronia, para que o abastecimento não seja afetado. A rede passa por vistoria semanal para análise da qualidade da água.

No caso de falta de energia ou parada na captação por algum problema no reservatório 1 da ETA, as residências não são afetadas por pelo menos quatro horas. “Tudo depende do horário, tem alguns horários em que o consumo é bem superior a outros. Por isso, programamos as manutenções para evitar problemas”, observa. Atualmente, a ETA tem parada diária de uma hora, das 4h às 5h, sem prejudicar o abastecimento.

O sucesso do processo também depende do nível de água do Arroio Castelhano, que é de onde a água é captada. “No verão, tivemos alguns problemas em virtude do nível mais baixo e não conseguimos bombeamento suficiente”, recorda.

AUTOMATIZAÇÃO

Marta salienta que hoje a Corsan conta com um sistema todo informatizado, o que permite identificar problemas de vazamento, por exemplo, antes mesmo de desabastecer as residências.

Com o sistema da telemetria, é possível fazer o monitoramento dos níveis de água em cada reservatório. “Podemos verificar onde está mais baixo e já acionar a equipe de manutenção para identificar possíveis vazamentos e resolver o problema”, esclarece.

Ela enfatiza que a automatização veio só para auxiliar, pois antes a falta de abastecimento era descoberta somente quando faltava direto no consumidor final, que entrava em contato. “Isso mudou, e vem melhorando, desde a instalação da ETA convencional, pois conseguimos visualizar muito bem o que acontece pelo sistema”, considera.

No mês de abril, a produção de água por meio da estação de tratamento da Corsan de Venâncio Aires foi de 340.506 metros cúbicos. A média diária ficou em 11.350 metros cúbicos.

A Estação de Tratamento de Água, no bairro Morsch, é de estrutura ‘convencional’ e está em operação desde 2002. Antes, a água era tratada na antiga ETA, de estrutura ‘compacta’, no Acesso Grão-Pará, junto ao Arroio Castelhano.

 



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido