Dirigido e roteirizado pelo venâncio-airense Sérgio Rosa e assessorado por Jaqueline Santos, o documentário ‘O Lado Negro de Venâncio’ estreia neste sábado, 12, às 19h30min, no Clube de Leituras, com entrada franca. A produção apresenta histórias da comunidade negra da Capital Nacional do Chimarrão, trazendo à tona temas que, às vezes, são esquecidos nos debates do cotidiano.
De acordo com o diretor Sérgio Rosa, o propósito é tirar da invisibilidade a população negra e colocar a comunidade em pauta na sociedade. “Não vemos negros nas lojas, nos cargos de chefia, nos cargos de governo, ou seja, estamos invisíveis. O documentário pretende mudar este cenário”, argumenta.
Rosa enfatiza que o objetivo é debater sobre os assuntos abordados, pois a partir da problematização é possível conseguir soluções positivas. O longa terá duração de 2h23min e é dividido em quatro elementos: entrevistas, dramatização, coreografias e música. “Elementos que são uma colcha e se complementam”, frisa. São 32 entrevistados, e, ao todo, 107 pessoas negras de Venâncio Aires que fazem parte do documentário, além de uma de Porto Alegre, que canta quatro composições da produção.
Lançamento
A programação neste sábado contará com apresentações artísticas e o formato de uma pré-estreia cinematográfica. Sérgio Rosa e Jaqueline Santos estarão no evento prestigiando a abertura. Rosa relata que a expectativa é elevada. “A repercussão tem sido excelente, pois em diferentes locais percebemos que se tornou assunto no bate-papo, seja no ponto de táxi, no mercado, na rua, diversas pessoas abordam eu e a Jaque para falar de pautas que se conectam ao documentário”, comenta o diretor.
A repercussão é essencial para os objetivos do filme. “Convidamos toda a comunidade, seja negra ou branca, pois ele serve para contar essas histórias”, pontua. Após o lançamento, em 6 de setembro o documentário entrará no YouTube pelo canal do Afro Cena, em formato de minissérie. Serão cinco episódios de cerca de 30 minutos, lançados durante a semana do dia 6. Além disso, posteriormente, ele também deve ser exibido em escolas.
“Venha conhecer o lado negro de Venâncio, um lado com história, cultura e vida.”
SÉRGIO ROSA
Diretor e roteirista