O que te lembra Venâncio? O dia em que viveu a alegria de ver o time campeão do Gauchão, das enchentes da sanga do Cambará, da descida do morro em uma folha de coqueiro com os amigos ou da cigana Luiza que queria de toda forma ‘ler a sua mão’ no centro da cidade.
Os fatos, as lembranças e histórias estão aí para serem contados. Esta é a proposta da Folha do Mate para integrar e oportunizar aos leitores contarem um fato ou uma recordação que tenha sido vivenciada no município. O projeto “O que te lembra Venâncio?” se estende até 20 de abril.
De acordo com a coordenadora de projetos sociais da Folha, Jaqueline Caríssimi, os leitores são convidados a contar uma história sobre a vida em Venâncio Aires. Segundo a jornalista, o projeto é uma forma de preservar a história, as memórias, as lendas, os fatos passados de geração valorizando as pessoas que fazem parte da cidade. “Pois, tem coisas que só acontecem em Venâncio! Queremos entrar no dia a dia dos fatos, com detalhes sobre a vivência das pessoas”.
À frente da proposta, Jaqueline diz que a ideia é que os leitores do jornal escrevam ou gravem um fato que tenha ocorrido e que tenha marcado a sua vivência, ou que tenha sido contado pelo avô, pelo pai, mas que tenha relação com o cotidiano da cidade ou do interior. “Existem muitas lendas, e fatos e queremos conhecê-los”, explica a jornalista. Um dos exemplos é a cobra gigante que teria o rio Taquari, em Mariante, como habitat. Todas as histórias serão avaliadas para reprodução em edição especial publicada em maio.
Os moradores contam estas histórias, verdadeiras ou não, são experiências, lendas que acabam fazendo parte do dia a dia e é isso que queremos reproduzir, as crenças e a realidade de como vivem e o que marca ou marcou as pessoas daqui”.