Ele já fez mais de 13 mil partos. Destes, destaca alguns em especial. E não é por menos. Suas maiores emoções foi poder realizar o parto de sua esposa Mariony. Ele foi o primeiro a ter em mãos as suas três filhas, Betina, Jordana e Natasha. Foi ele também o responsável pelo parto que trouxe ao mundo os seus três netos.
Médico ginecologista e obstetra há mais de 37 anos, Hélio Antônio Artus escolheu esta área da Medicina pelo encanto de poder lidar com duas vidas e vivenciar as fortes emoções, como a de assistir uma mulher sendo mãe pela primeira vez. “O que mais gosto da minha área é fazer partos. é uma experiência muito gratificante, é muito bom ver os pais felizes, contentes. é uma realização, um sonho de muitas pessoas que está ali, nas minhas mãos”.
Atualmente, Hélio atende no posto de saúde central, no plantão do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), na clínica São Vicente, especializada em medicina do trabalho e no Sindicato dos Trabalhadores do Fumo e Afins de Venâncio Aires.
Foi a soma do reconhecimento na sua carreira profissional e a influência de uma família que marca ciclos da política venâncio-airense, que influenciaram a entrada dele na política. Hoje, aos 64 anos, Dr. Hélio se prepara para assumir pela sexta vez uma cadeira da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. Ele será o parlamentar mais experiente da próxima legislatura.
Filho primogênito de João Arthur (in memoriam) e Alida Artus, Hélio nasceu em Lajeado e com um ano de idade se mudou para Soledade, hoje município de Barros Cassal, onde o seu pai administrou um mercado.
Quando tinha 11 anos de idade, a família veio morar em Venâncio Aires. Para dar continuidade aos estudos, Hélio ingressou na quinta série na escola Nossa Senhora Aparecida. Depois de cursar o ginasial, foi matriculado no colégio Mauá em Santa Cruz, onde fez o curso científico e no terceiro ano se mudou para Porto Alegre para se preparar para o vestibular. Na escola Júlio de Castilhos na capital gaúcha, Hélio concluiu o ensino médio.
Logo após, prestou vestibular para Medicina na Faculdade de Rio Grande, município que morou até concluir o curso que durou seis anos. Voltou para Porto Alegre onde fez a residência por três anos. Em 1978 retornou para Venâncio e começou a atender em sindicatos e no consultório particular.
Além de Hélio, a família de cinco irmãos formou mais três médicos: Celso, Airton e Luíz Paulo. A única mulher, Marlene, seguiu a carreira laboratorial, também na área da saúde. “O pai sempre dizia que tínhamos que estudar e fazer uma faculdade que pudéssemos fazer uma carreira bonita, destacada”, conta. Seu João que faleceu em 1987, não viu nenhum dos filhos se tornar vereador, nem prefeito. “Nesta época ninguém era da política. Ele ficaria muito orgulhoso se tivesse vivido isso”, comenta.
A família Artus, além de ser reconhecida no município pela medicina, ganhou espaço na política local. Além de Hélio, Airton e Celso também marcaram a política da Capital do Chimarrão. Os dois se tornaram prefeitos do município. Celso em 1996 e Airton em 2008.
E foi justamente a influência do irmão Celso – o primeiro a entrar na política – que levou Hélio a se filiar. “A família sempre foi uma torcedora da política, mas foi na campanha do Celso que realmente me filiei”, observa. Em 1988 Hélio se filiou ao PMDB e quatro anos mais tarde se candidatou pela primeira vez a vereador. Esta foi a primeira, das seis eleições que concorreu. Em 92 fez 1.358 votos, em 96 se reelegeu com 1.274 votos. Em 2000 se filiou ao PDT, concorreu novamente e fez 822. Em 2004 ganhou 863 sufrágios e ficou na primeira suplência. Mesmo assim, assumiu por um ano e meio. Em 2008 se elegeu novamente, fazendo 879 votos. Foi durante esta legislatura que Hélio passou por um dos momentos mais difíceis da sua vida. Em 2009 teve um infarto que o obrigou a passar por uma cirurgia. “Fiquei seis meses sem trabalhar. Foi uma fase bem difícil, que pensei muito na vida”, relata.
E foi nas eleições deste ano, com o seu irmão Airton Artus disputando a reeleição para prefeito, que Hélio mais uma vez venceu nas urnas e se elegeu com 822 votos.
Ele vai defender na tribuna
SAúDE – como médico, a sua principal bandeira será a saúde. Ele que como profissional vivenciou tempos difíceis na Medicina, com poucas opções de exames e equipamentos, quer trabalhar pelo aperfeiçoamento e mais atendimentos. Acredita que com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento, da UTI, e de novos postos de saúde, a saúde de Venâncio dará um grande passo.
EDUCAçãO – Vai defender o turno integral nas escolas e trabalhar para buscar mais vagas nas creches;
EMRPEGO – quer defender a atração de novos empresas para gerar mais empregos.