As duas canalizações possuem 2 metros de diâmetro, com extensão de cerca de 130 metros, a partir da rua Pedro Grünhauser (Foto: Arquivo pessoal)
As duas canalizações possuem 2 metros de diâmetro, com extensão de cerca de 130 metros, a partir da rua Pedro Grünhauser (Foto: Arquivo pessoal)

Equipes de Prefeitura de Venâncio Aires executam desde a metade de junho a obra de macrodrenagem na Sanga do Arrozal. A galeria pluvial inicia na altura da rua 15 de Novembro, próximo a empresa Alliance One, e segue em direção ao Loteamento Artus, passando pela região central, ao arroio Castelhano. O investimento, com recursos próprios do Município, é de mais de R$ 300 mil.

A obra teve início a partir da rua Pedro Grünhauser, em uma extensão de aproximadamente 130 metros. No local, os canos atuais de dois metros de diâmetro foram complementados com uma nova linha, com o mesmo tamanho da canalização já existente, duplicando a capacidade de recebimento de água. Uma caixa de conexão foi instalada junto ao muro da Venax Eletrodomésticos.

Macrodrenagem na Sanga do Arrozal

A intervenção é uma das frentes de trabalho para minimizar os problemas de alagamentos na cidade. Técnicos da Prefeitura analisaram a área e constataram que, nesse ponto, a sanga estava sobrecarregada, não oferecendo a vazão suficiente. O trabalho contou com o apoio da Corsan, já que, no trecho, passam a rede principal de esgoto cloacal e a rede de água responsável pelo abastecimento da cidade.

“É uma obra que realmente levou algum tempo. Tenho certeza de que, comparando com os últimos anos, ela vem para resolver e diminuir os alagamentos em trechos das ruas 7 de Setembro, Visconde do Rio Branco, 1º de Março, Félix da Cunha, além de acabar com o ‘estrangulamento’ que existia na rua Pedro Grünhauser”, explica o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), Sid Ferreira.

Trânsito

Devido à obra, a passagem de veículos no trecho foi interrompida. Com o trabalho se aproximando da reta final, o secretário da Sisp orienta os condutores a trafegarem com cuidado pelo local. O paralelepípedo ainda não foi recolocado, e a via está coberta somente com brita. “Vai ficar um tempo agora até compactar bem o chão para que a gente possa, então, normalizar a situação”, afirma Sid.

Próximos trabalhos

  • A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) retoma, na próxima semana, trabalhos relacionados às novas bocas de lobo. As melhorias ocorrem para dar maior vazão à água.
  • Também na semana que vem, o caminhão de hidrojato voltará com o trabalho de vistoria, desobstrução e limpeza de tubulações de bocas de lobo em diversas partes da área urbana.
  • “Tudo isso está acontecendo para diminuir a questão dos alagamentos, principalmente em dias de enxurrada, para que a gente consiga que a água seja captada e siga para o seu curso por dentro das tubulações”, explica o secretário Sid Ferreira.
Júnior Posselt

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.