A expectativa é que a Capital Nacional do Chimarrão tenha a própria escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) finalizada em 2024. A obra, na rua 15 de Novembro, no bairro Aviação (próximo da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), de responsabilidade da empresa venâncio-airense ALM Engenharia, segue dentro do cronograma e, neste momento, boa parte da fundação dos prédios está finalizada.
Segundo o diretor do Senai, Daniel Machado, ainda que a chuva tenha atrapalhado nas últimas semanas, a construção está dentro do planejado. “A obra está andando e, por enquanto, não há previsão de alteração no cronograma”, afirma. A expectativa é que a inauguração seja realizada em 2024. A nova escola terá aproximadamente 1,4 mil metros quadrados de área construída e será modelo no Rio Grande do Sul, abrigando setor administrativo, salas de aula, laboratórios e espaço para as oficinas. O investimento é de cerca de R$ 13,5 milhões.
Mundo Senai
1 De acordo com o diretor do Senai, Daniel Machado, a Capital do Chimarrão não está incluída na lista das 34 unidades que receberão o Mundo Senai, entre os dias 25 e 27 de outubro. O motivo é a falta de estrutura para receber a comunidade e escolas. Por conta disso, regionalmente apenas Santa Cruz do Sul receberá a iniciativa, que tem por objetivo apresentar a instituição para que a comunidade possa conhecer mais sobre educação profissional, inovação e tecnologia industrial.
2 O evento, promovido pelo Senai Nacional, acontece simultaneamente em todas os estados. São diversas oportunidades de interação e um ambiente ideal para o contato com o conhecimento, onde é possível aprender mais sobre profissões e decidir com mais segurança qual carreira profissional se deseja seguir. São 34 unidades do Senai no Rio Grande do Sul, em 30 cidades gaúchas, promovendo gratuitamente palestras, minicursos, visitas técnicas e oficinas durante os dias 26 e 27 de outubro.
3 A iniciativa visa também demonstrar a qualidade da infraestrutura e do corpo docente do Senai, além de despertar o interesse dos visitantes para as diversas profissões industriais. A programação dá oportunidade para quem deseja conhecer mais sobre o mercado de trabalho, as tendências e as inovações da indústria, fazer networking e receber dicas de profissionais que são referência em suas áreas de atuação.