Até pouco tempo, os pacientes procuravam clínicas odontológicas para resolver apenas problemas de saúde oral. No entanto, a odontologia deu um salto e a estética tomou espaço em consultórios e clínicas por todo o mundo.
Como a área da beleza é muito dinâmica, hoje existe a Harmonização Orofacial que expande seus horizontes, trazendo uma visão mais artística para a Odontologia. De acordo com o cirurgião-dentista Felipe Betti, com esses novos recursos também é possível conseguir uma estética facial mais natural e jovem, como atenuação de rugas, aumento de lábios, preenchimentos de sulcos faciais e lábios, diminuição de sorriso gengival, afinamento do rosto, dentre outros.
> Toxina Botulínica:Betti explica que a aplicação de Botox (nome comercial) é amplamente conhecida no mercado para outras especialidades e também é aplicada por dentistas. O botox utilizado pelos odontólogos, de acordo com Betti, oferece melhorias na estética facial atuando na prevenção de rugas, no tratamento de sorrisos que expõem muito a gengiva, podendo ser um método auxiliar no tratamento de bruxismo (apertamento ou ranger dos dentes) e utilizado também para sorrisos assimétricos entre outras indicações específicas de cada caso.
> Bichectomia:O cirurgião-dentista relata que a Bichectomia é uma cirurgia pequena, com pós-operatório rápido e que traz excelentes resultados. Nessa técnica, segundo o profissional, são removidas as ‘bolas de bichat’ (bolinhas de gordura que se encontram abaixo das maças do rosto) tornando a região mais fina e o rosto mais atraente e ‘mais magro’. Uma de suas principais indicações é para pessoas que mordem a bochecha com frequência.
> Preenchimentos com ácido hialurônico:De acordo com Betti, esse é um procedimento com aplicação segura e resultados imediatos, auxiliando em diversos aspectos dos contornos faciais, como no preenchimento de lábios, devolvendo seu contorno quando perdido, atuando na melhoria do sorriso como um todo, nas expressões faciais ‘carregadas’, como o ‘bigode chinês’, que pode ser mais acentuado em algumas pessoas causando incômodos. Auxiliando, também, no rejuvenescimento das regiões faciais afetadas pela perda de colágeno e hidratação, inclusive as extensões da mandíbula e queixo, que em muitos pacientes necessitam ser delineadas para recuperar os ângulos mais bonitos do rosto.
> ácido deoxicólico – enzima da redução da papada (queixo duplo):O procedimento, também conhecido como enzima da papada, tem atuação sobre a gordura submentoniana. O cirurgião-dentista destaca que ela é uma substância naturalmente presente no organismo (ácido biliar), que atua na degradação de gorduras, eliminando-as pela corrente sanguínea. Assim, não há recidiva do caso, pois a gordura é eliminada. Betti destaca que o tratamento é muito conservador, feito sem cirurgia, sem anestesia e indolor.