Acadêmico do 8° de Odontologia na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Gabriel da Rosa Bibiano, 21 anos, relata que escolheu o curso e a profissão pois sempre admirou a área da saúde e, assim, poderia conservar ou, até mesmo, devolver o cartão de visita de uma pessoa, o sorriso. Na reta final da graduação, Bibiano destaca que, sem dúvidas, o curso superou todas as suas expectativas.
Muito bom aprender com professores que possuem uma vasta experiência clínica. Sem falar que por lidarmos com pessoas, e as mesmas trazem consigo suas histórias e necessidades, cada atendimento é um novo aprendizado.
Assim que concluir a graduação, o estudante pretende ingressar em um curso de especialização em prótese dentária, uma área que, segundo ele, é capaz de reabilitar e devolver totalmente um sorriso, suprindo as necessidades tanto funcionais, quanto estéticas. Para Bibiano, o diferencial, hoje, de um profissional da área da Odontologia, está no saber tratar o paciente como um todo, saber ouvi-lo.
O estudante comenta que é de extrema importância ter sempre bom senso e ser o profissional mais ético possível. Além disso, ele salienta que devido as constantes inovações, o odontólogo precisa estar, também, em constante atualização, estudando e fazendo cursos e especializações. Bibiano explica que quando entrou no curso não sabia que a Odontologia poderia fazer tanto pelo próximo.
Com base nisso, para o estudante, o diferencial da profissão é poder proporcionar qualidade de vida através da saúde bucal. é poder, conforme o acadêmico, devolver a vontade de sorrir, elevando a capacidade de relacionamento interpessoal do indivíduo e sua autoestima.