A obtenção de um sorriso bonito e harmonioso é sempre o objetivo principal de qualquer tratamento estético odontológico. Afinal, é a beleza do sorriso que fará a diferença entre o resultado estético aceitável ou agradávell em qualquer tratamento.
Para acabar com as dúvidas a respeito da estética, os cirurgiões-dentistas do Centro Clínico Lavita, Orion Luiz Haas, Orion Luiz Haas Junior, Caroline Mabili Battisti Kroth e Luciana Dondonis Daudt relatam sobre as melhores formas de cuidar da saúde bucal.
De acordo com o cirurgião-dentista Orion Luiz Haas, especialista em prótese dentária e implantodontia, as pessoas que perderam alguns elementos dentários conscientizam-se, cada vez mais, a repô-los por meio de implantes dentários e próteses fixas, em decorrência de fatores relacionados à estética e ao bem-estar pessoal e social.
> Quando o reparo dentário requer a colocação de próteses, as opções são diversas. Hoje, segundo Haas, a transformação do sorriso com a realização de preparos nos dentes são cada vez menos invasivas e necessitam de materiais mais delgados e resistentes.
“Vários tipos de materiais estão surgindo, como as porcelanas, e cada um tem a sua própria indicação para o caso mais adequado”,ressalta ele. Além disso, Haas frisa que a melhor maneira de preservar os dentes é cuidando-os. “Escovar regularmente e ir ao dentista de seis em seis meses para uma consulta de rotina é o ideal”, indica.
> Conforme a cirurgiã-dentista Caroline Battisti Kroth, pós-graduanda em ortodontia, a procura pelo tratamento ortodôntico está, na maioria das vezes, relacionada a motivos estéticos e de autoestima, pois pode influenciar significativamente na vida das pessoas. “Na ortodontia, não é suficiente apenas perceber o que interfere no sorriso, é necessário diagnosticar o que se encontra fora da normalidade, para que se possa realizar um tratamento adequado e devolver, além da estética, a funcionalidade”, ressalta Caroline.
> Outra mudança estética na odontologia que influencia na autoestima é a cirurgia ortognática, que consiste em um procedimento para corrigir a deformidade dentofacial, ou seja, que estabelece a harmonia facial por meio do equilíbrio entre arcada dentária e estruturas ósseas da face. Especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, o cirurgião-dentista Orion Luiz Haas Junior aponta que o principal objetivo da cirurgia ortognática é melhorar a função mastigatória, mas a busca pela estética facial também é uma das principais razões para a realização do procedimento.“Como consequência do estabelecimento de uma função mastigatória satisfatória e melhora da estética facial, a autoestima e a qualidade de vida do paciente tornam-se mais elevadas do que previamente ao procedimento cirúrgico”, afirma o profissional.