Nestes dois primeiros dias da semana, os estudantes da 8ª série que integram o projeto ‘Folheando – Incentivo à leitura em sala de aulaÂ’ na Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Beno Bohn, tiveram duas oficinas caracterizadas em palestras e explanações.

Na segunda-feira, Beatriz Colombelli deu ênfase a um dos assuntos em pauta em Venâncio Aires: a  Chama Crioula que é um dos símbolos magnos da cultura gaúcha.Beatriz ressalta que a ‘ChamaÂ’ significa a renovação e o comprometimento de todos os gaúchos com os valores da história do Rio Grande do Sul. “Através da simbologia é buscado o resgate da história dos gaúchos, o comprometimento com a nossa cultura, além de alimentar e iluminar o sentimento que está intrínsico na alma do seu povo”, explica Beatriz aos estudantes.

O evento vai acontecer no município no dia 18 de agosto com o tema ‘ChimarrãoÂ’. Neste dia, uma centelha da Chama será distribuída a diversos municípios do Rio Grande do Sul, e para outros estados, através dos candeeiros conduzidos pelos cavalarianos que virão até Venâncio Aires para buscar o símbolo. 

PROERD

Ontem, Moisés Bica de Assunção, representante e professor do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd), conversou com mais de cem alunos de 5ª a 8ª séries. Os perigos no trânsito, o alerta quanto ao envolvimento e o uso indevido de drogas, também do álcool e do cigarro, foram os assuntos abordados pelo soldado da Brigada Militar.

Os alunos da 8ª estão empenhados na produção das reportagens para o caderno especial da Folha do Mate que vai circular no dia 2 de junho.

Mais detalhes na edição impressa de 23/05/2012