Desde a sua criação no ano de 1991, seis escolas da Rede Municipal de Ensino participam do Projeto Verde é Vida, programa de ação socioambiental da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). A partir deste ano, mais duas escolas se integram ao projeto, que teve o lançamento ocorrido na manhã da quinta-feira, 14, na sede da filial da Afubra de Venâncio Aires, durante a reunião pedagógica de abertura do ano letivo de 2019.

Na abertura, o tesoureiro da Afubra Marsílio Drescher, destacou as parcerias da Afubra com as Secretarias Municipais de Educação dos municípios interessados em aderir ao programa e das escolas que entendem que o mesmo é interessante e viável. Renovou o desejo que o ano de 2019 seja de muito proveito com o trabalho que será desenvolvido pelas escolas e com o envolvimento de milhares de mãos das regiões de atuação da Afubra. “O Verde é Vida é uma história construída ao longo de 27 anos. Estamos felizes por causa da compreensão das parcerias e entendemos que somente de mãos dadas e mentes voltadas para um objetivo só, estaremos conseguindo aquilo que almejamos”, frisou.

O vice-prefeito Celso Krämer, reforçou as parcerias da Administração Municipal com as mais diversas entidades, como a Afubra no Projeto Verde é Vida, salientando a preocupação da Afubra com o cuidado com a natureza. Frisou que a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom Pedro II, de Linha Hansel, vai representar o município durante a Expoagro Afubra, onde vai apresentar o projeto ´Manuseio de Agrotóxicos`. Defendeu a necessidade de desenvolver um trabalho do manuseio correto dos agrotóxicos, pois isto também implica na preservação do meio ambiente. Reforçou que o município é parceiro neste trabalho e que a conscientização começa pelas crianças e envolve as escolas.

“Aqui se inicia e renova o esforço de cada um para que o projeto colha os frutos que todos almejamos e que tenhamos êxito em nossa caminhada”.MARSÍLIO DRESCHERTesoureiro da Afubra

“O município é parceiro da Afubra para trabalhar a preservação do meio ambiente”.CELSO KRÄMERVice-prefeito de Venâncio Aires

Foto: Edemar Etges / Folha do MateANO LETIVO Lançamento ocorreu durante reunião ocorrida na manhã de ontem
ANO LETIVO Lançamento ocorreu durante reunião ocorrida na manhã de ontem

Objetivo

Criado em 1991, o Projeto Verde é Vida tem por objetivo, sensibilizar sobre a importância da preservação socioambiental, tendo as escolas como principal instrumento nas comunidades onde a Afubra atua. A preservação ambiental é tema de trabalhos da entidade desde a sua fundação.

Saiba mais

5é o número de municípios da microrregião da filial da Afubra que integram o Verde é Vida. São eles: Venâncio Aires, Mato Leitão, Sério, Arroio do Meio e Boqueirão do Leão.

15é o número de regiões de atuação da Afubra.

632é o número de escolas que desenvolvem o projeto.

184é o total de municípios que têm escolas envolvidas com o Verde é Vida

Escolas – Localização

Emef Dom Pedro II – Linha HanselEmef Cidade Nova – Bairro Cidade NovaEmef Dois Irmãos – Bairro AviaçãoEmef Coronel Thomaz Pereira – Linha Taquari MirimEmef Bento Gonçalves – Estância São JoséEmef Alfredo Scherer – Acesso Dona LeopoldinaEmef São Judas Tadeu – Grão ParáEmef Narciso Mariante de Campos – Linha Tangerinas