Para onde vai o óleo de cozinha que você utiliza? Qual é o destino que você dá para ele? Com o objetivo de fazer um apelo à conscientização da comunidade venâncio-airense, representantes da associação óleo Futuro ocuparam a tribuna da Câmara de Vereadores, nesta semana, para pedir apoio à população.
A entidade, que trabalha no recolhimento de óleo de cozinha para transformá-lo em sabão, completa, em 2013, seis anos de atividades junto à Comunidade São João Batista, no bairro Brands. O trabalho é desenvolvido por 12 mulheres, todas voluntárias. “Queremos que as pessoas tenham consciência de que a gente tem que limpar o meio ambiente, que não pode colocar o óleo no lixo, na pia, nas bocas de lobo, nem no solo”, destacou a tesoureira da associação, Ivone Gregory.
A presidente, Elaine Evanir Posselt, observou que a cada litro de óleo de cozinha mal destinado, cerca de um milhão de litros de água são poluídos. “O projeto óleo Futuro foi criado devido à preocupação com tantos problemas ambientais causados pela destinação incorreta. Nosso objetivo é conscientizar sobre a importância de dar o destino certo”, disse.
Conforme as representantes, são recolhidos cerca de mil litros por mês. No entanto, completa a tesoureira, ainda falta a mobilização da população e a divulgação deste trabalho, principalmente, nas escolas. Hoje, a óleo Futuro encontra dificuldades para se desenvolver. Apesar de contar com o auxílio para o pagamento do aluguel da sede, ainda é muito baixo o volume de óleo recolhido. Além disso, outras campanhas também arrecadam óleo de cozinha, que são destinados a outros projetos, fora do município.
Ivone lembrou que, em 2009, uma lei foi aprovada pela Câmara de Vereadores, proibindo estabelecimentos comerciais, indústrias e prestadores de serviços, de descartarem óleos ou gorduras na rede coletora de esgoto, em águas pluviais, no lixo ou em locais que possam causar prejuízo ambiental.
Onde levar
Conforme a presidente, o óleo deve ser guardado em garrafas pet e não necessita ser filtrado após a fritura. Os pontos de coleta são: Supermercados Peruzzo, Academia do Sesc, João XXIII e Padaria Bom Gosto, no bairro Coronel Brito. O óleo também pode ser levado até a sede da associação. Mais informações pelos telefones 51 9709-7464 e 51 9786-7828.