A ONG Planeta Vivo e a Associação Catadores da Vida promoveram um encontro com catadores na tarde deste sábado, 20, na sede localizada no bairro Bela Vista. Oito catadores representaram os mais de 30 participantes que comparecem nos encontros da associação.

Eles se apresentaram, falaram sobre os desafios da profissão e cobraram auxílio da Administração Municipal. Segundo a coordenadora da ONG Planeta Vivo, Isolde Musa, foi encaminhado um projeto para a Prefeitura em 2010 e, desde então, os catadores esperam por uma resposta positiva. “Escolhemos oito deles para simbolizar esses anos de luta por um auxílio mensal para essas pessoas que tanto fazem por nosso município”, destaca.

Foto: Cassiane Rodrigues / Folha do MateCatadores fizeram ato em reivindicação pelos oito anos de espera de um auxílio pela Administração Municipal
Catadores fizeram ato em reivindicação pelos oito anos de espera de um auxílio pela Administração Municipal

Isolde explica que o projeto encaminhado prevê um auxílio de R$ 300 por mês para 25 catadores ligados à associação. Presente no evento, o prefeito Giovane Wickert não trouxe retornos concretos como era esperado.

Segundo ele, o projeto entra todos os anos no orçamento anual da Prefeitura. Porém, devido a outras demandas, não é possível que seja colocado em prática. “Acreditamos que essa bolsa incentivo é muito importante mas não podemos fazer algo que não se sustente. Quando fizermos, precisamos garantir que o auxílio tenha continuidade”, enfatiza. Wickert disse que a demanda dos catadores estará nos planos de 2018 e 2019.

A presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Wagner e o secretário de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner participaram do evento e se colocaram à disposição para auxiliar os catadores no que for possível.

PLACA OFICIALTambém durante o evento foi inaugurada a placa de identificação da entidade. O trabalho foi feito de forma artesanal com a utilização de materiais reciclados.

Foto: Cassiane Rodrigues / Folha do MateIsolde, Giovane, Sandra, Loiva e Clóvis na inauguração da placa feita pelos participantes da associação
Isolde, Giovane, Sandra, Loiva e Clóvis na inauguração da placa feita pelos participantes da associação