Uma celebração na Igreja Matriz São Sebastião Mártir, na tarde do domingo, 23, marcou a Ordenação do Diácono Giovane Gonçalves, 25 anos. Algumas pessoas puderam acompanhar o ato na Igreja Matriz com as devidas medidas de distanciamento devido à pandemia do coronavírus, mas conforme os organizadores, mais de 11 mil pessoas já assistiram o momento que foi transmitido nas redes sociais e está disponível no Facebook da Paróquia São Sebastião Mártir.
Conforme Gonçalves, o ato foi marcante e contou com a Jurisdição do bispo Dom Aloísio Dilli. “Foi uma celebração simples, mas marcada por muito zelo e carinho, pois o que fazemos é para Deus e nada para nós. Deus nos encanta nas coisas mais simples. Nosso amor a Ele também se dá na simplicidade.”
O diácono terá autorização para exercício do ministério Diaconal nas Paróquias São Sebastião Mártir e Nossa Senhora de Lourdes, de Estância Nova. “O serviço diaconal se dá sob três pilares: a Palavra de Deus, a liturgia e, principalmente, a caridade. Como disse [domingo] em minha mensagem, desejo ser arauto da caridade para com os irmãos, principalmente com os mais necessitados, como nos pede Jesus Cristo, que foi o servidor por excelência. ‘Eu não vim para ser servido, mas para servir e para entregar a minha vida pela salvação de todos’ (Mc 10,45)”, frisa Gonçalves.
Agora, o diácono da diocese de Santa Cruz do Sul deve exercer o ministério diaconal por, pelo menos, seis meses, como pede o Código de Direito Canônico da Igreja. E, depois, deve acontecer a Ordenação Sacerdotal, a qual não possui data marcada ainda. Gonçalves terá a incumbência de ministrar batizados, matrimônios, Celebrações da Palavra, exéquias, bênçãos, visitas aos enfermos nas casas e no hospital, atendimentos e direção espiritual, dentre outras atividades.
Gonçalves é natural de Putinga e ingressou no Seminário Sagrado Coração de Jesus, de Arroio do Meio, onde permaneceu de 2009 a 2011. Em 2012 esteve no Seminário São João Batista, em Santa Cruz do Sul e de 2013 a 2019 frequentou o Seminário Dom Alberto, em Viamão, onde cursou Filosofia e Teologia.