Religiosidade, alegria e emoção. A 75ª Festa Evangélica, que celebrava os 139 anos da Comunidade Evangélica de Venâncio Aires, marcou os fiéis em momentos inesquecíveis no sábado e domingo, dias 6 e 7. Apresentações musicais, escolha da corte municipal da Terceira Idade, culto festivo, novos festeiros e, também, sorteio da ação entre amigos, antes do encerramento, marcaram a programação.
Segundo o presidente da Comunidade Evangélica de Venâncio Aires, Luciano Storch, a festa superou as expectativas, mesmo com as dificuldades ocasionadas pela instabilidade climática – a chuva fez presença nos dois dias. “Os grupos de terceira idade, por exemplo, compareceram em grande número, no sábado, quando tivemos a escolha da corte municipal. Nos shows musicais, também contamos com um bom número de pessoas”, destaca.
De acordo com Storch, foram vendidas 213 caixas de cerveja, 60 caixas de refrigerantes, 27 panelões de galinhada, mais de 3 mil pastéis, 30 tortas e 169 cucas. Em relação ao elevador que será instalado na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), ele afirma que a parte de alvenaria já está pronta e a instalação deve ocorrer na próxima semana.
Culto e caminhada
A manhã de domingo, 7, foi marcada pelo culto festivo, com participação da Orquestra da Comunidade na Igreja Evangélica e, posteriormente, pela caminhada dos fiéis até o Pavilhão São Sebastião Mártir. Dezenas de pessoas participaram do ato, mesmo em meio às recorrentes pancadas de chuva, que marcaram o fim de semana.
O representante comercial Diógenes Schwingel, 46 anos, e a funcionária municipal Simone Schwingel, 41 anos, participaram pela primeira vez da caminhada. O casal ressalta a importância da religião como um dos alicerces da sociedade e que a Comunidade Evangélica faz parte da história de Venâncio Aires e cresceu junto ao município. De acordo com eles, os valores de família, respeito e amor ao próximo são alguns pelos quais prezam no dia a dia e nos relacionamentos com as pessoas, e estão presentes dentro da igreja.
