​Organização contábil: qual sua importância e como aplicá-la?

-

​A contabilidade deve fazer parte do cotidiano de milhares de organizações em todo o país, pois é através dela que o governo consegue averiguar se as obrigações legais e fiscais estão sendo cumpridas. No entanto, muito além de estar em dia com a fiscalização, desenvolver um controle apurado da movimentação e negócios realizados pela empresa possibilita que os empreendedores possam conhecer os pontos fortes e fracos da sua empresa.

​De acordo com o contador Adriano Becker, da Lucamo Contabilidade, é através dos documentos gerados a partir da escrituração que os gestores obtêm informações que são fundamentais para a tomada de decisão e direcionamento dos negócios. A organização contábil está ligada diretamente com o controle das finanças e movimentações realizadas por uma empresa no seu dia a dia.

​Sendo assim, não é possível alcançar bons resultados quando não se sabe: quais são as despesas das empresas; o que foi vendido e quais são as receitas da operação; qual a quantidade de produtos estocados; quais são os investimentos necessários e qual o nível de endividamento da operação.

Adriano Becker: não conhecer a realidade da sua empresa é trabalhar no escuro. (Foto: Alvaro Pegoraro)

​Becker afirma que, não conhecer a realidade da sua empresa é trabalhar no escuro, sem saber que caminho tomar diante dos impasses e das diversas situações do mercado. “A organização contábil possibilita que os gestores identifiquem o momento atual da empresa, a partir de números que mostram detalhes da operação”, reitera.

​Resultados

​Os balancetes, balanços e demonstrativos de resultados, além dos detalhes obtidos nos livros fiscais, possibilitam que o empresário busque soluções para a resolução de problemas e saiba quando realizar os investimentos necessários para a melhora dos resultados.

​Para que se tenha uma organização contábil é necessário ter um controle das entradas e saídas de recursos da empresa, sendo importante formalizar a operação, ou seja, registrar diariamente e a cada evento: o que foi vendido; valores que entraram no caixa; valores que serão recebidos posteriormente; o que foi comprado; valores pagos; contas e despesas a serem pagas; desenvolvimento e acompanhamento diário do fluxo de caixa.

​O contador afirma que, a partir destas informações é possível apurar os demonstrativos contábeis periodicamente, para que se possa saber exatamente qual a situação do empreendimento. “Através dessas ferramentas, é possível conhecer o nível dos estoques, os valores a serem recebidos, as despesas e se a operação está sendo lucrativa”, frisa.

​Com base nessas informações, o empreendedor deve tomar decisões que corrijam erros e que possibilitem um incremento nos resultados da operação. Sendo fundamental que o empresário busque estas informações junto a um contador, para auxiliá-lo, tanto nos levantamentos dos dados, como na apuração dos resultados, para tomar a decisão.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido