Um projeto elaborado pela Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo busca ampliar e divulgar a Orquestra Municipal para todo o Estado. Uma parceria entre o Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, e Município, vai levar os 25 músicos da orquestra a quatro cidades do Rio Grande do Sul a partir de novembro a fevereiro de 2015.
A primeira apresentação está agendada para 5 de novembro, em Venâncio Aires, onde vai haver o lançamento do projeto. Depois, os municípios de Torres, Porto Alegre, São Miguel das Missões e Gramado recebem a orquestra. As datas ainda precisam ser acertadas, mas tudo indica que as apresentações farão parte dos projetos locais como as festividades de final de ano como o Natal Luz, em Gramado. No caso de Torres, durante o festival de balonismo e em Porto Alegre, a apresentação será na Casa de Cultura Mário Quintana.
Conforme o secretário-adjunto de Cultura, Saul Zart, há empresas interessadas em patrocinar o projeto e também a orquestra, com o objetivo de profissionalizar os músicos. Antes de iniciar o projeto cultural pelo Estado, a orquestra está convidada para se apresentar durante festa da comunidade Nossa Senhora Rainha, no dia 23 de agosto e na feira municipal do livro, no dia 06 de setembro, ambas na capital do Chimarrão.