A partir de um novo projeto pensado através de recursos federais, a Orquestra Municipal de Venâncio Aires vai ampliar as fronteiras regionais de shows pelo Rio Grande do Sul. A proposta é poder circular pela serra gaúcha, litoral, missões e a capital gaúcha, Porto Alegre.
O grupo, formado por 25 integrantes vai completar em novembro de 2014, cinco anos de fundação e desde fevereiro tem como maestro Daniel Böhm. O profissional graduado em música, auxíliou na elaboração e no encaminhamento do projeto, assumindo também a função de produtor cultural proponente e coordenador geral do projeto.
Nas possíveis rotas da Orquestra estão as cidades de Gramado, Porto Alegre, Torres, Taquari, São Miguel das Missões e Venâncio Aires. Conforme o coordenador, Saul Zart o projeto precisa ser realizado entre novembro deste ano até fevereiro de 2015, porém, a intenção é fechar com apresentações de novembro até dezembro.
Na capital gaúcha, a intenção é confirmar espetáculo de lançamento da turnê na Casa de Cultura Mário Quintana. Nesta apresentação, Daniel Böhm, relata que a ideia é apresentar a proposta explicitada no projeto, uma mistura de samba (música brasileira) e música clássica (não exclusiva do período clássico) de compositores eruditos em um só concerto, “com uma formação híbrida e a releitura de peças consagradas em ritmos brasileiros, uma miscelânea de estilos.”
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 28/06/2014.