Assim que Katiéle Pastório escutou o seu nome, ao ser anunciada Rainha do Carnaval 2019, por alguns instantes um filme passou em sua cabeça. Depois de ter enfrentado barreiras para convencer a mãe, Sebastiana Regina dos Santos a fazer parte da escola Acadêmicos do Samba Négo e de ter desistido duas vezes de participar do Carnaval, lá estava ela, a poucos passos de ser coroada a nova Rainha do Carnaval de Venâncio Aires.

Neste momento, Katiéle começou a sentir uma mistura de emoções. A primeira coisa que fez foi olhar em direção à mãe, que estava orgulhosa ao perceber a alegria que brotava nos olhos da filha. “Nunca imaginei que seria eleita rainha do Carnaval mas, perceber o sorriso da minha mãe naquele momento foi um sinal de que tudo valeu a pena”, comenta.Katiéle começou a participar da Escola de Samba, em 2007, mas devido a reprovação da mãe ela permaneceu um tempo afastada e só retornou em 2016. “Minha tia e prima sempre estiveram ao meu lado, na tentativa de convencer a minha mãe de que, participar do Carnaval seria uma experiência muito marcante para mim”, relata. A jovem relembra que a primeira vez que participou do Carnaval, desfilou na Ala das Ninfas. “Foi um momento muito especial”, recorda.

Foto: Taiane Kussler / Folha do MateKatiéle pretende transmitir a sua alegria e essência, quando estiver desfilando pela Rua Grande
Katiéle pretende transmitir a sua alegria e essência, quando estiver desfilando pela Rua Grande

Como rainha do Carnaval eu quero mostrar para o povo quem eu sou, que eu vim do povo e quero ser do povo também. A humildade deve vir em primeiro lugar, porque não vai ser uma coroa que vai me fazer pensar diferente.”

Em 2018, Katiéle teve que desistir novamente, ao engravidar do seu primeiro filho, Thiago Rafael Pastório Dornelles. Após alguns meses, ela retornou aos ensaios, escondida da mãe.Em janeiro deste ano, Katiéle aceitou o convite para participar da escolha da rainha do Carnaval na Sociedade Négo e aproveitou o momento para contar tudo para a mãe. “Quando eu contei que ia participar do concurso ela ficou muito surpresa e me criticou muito, por ter tomado esta decisão. Mas depois de tudo isso, ela aceitou a minha escolha e vibrou junto comigo pela minha conquista”, conta.

 

Ritmo dos ensaios

Como Katiéle passou um tempo afastada da escola de samba, teve que se adaptar à nova rotina de ensaios. “Foi puxado, mas muito bom. Eu emagreci muito ao me acostumar com este ritmo”, comenta. Acompanhada do filho Thiago, de oito meses, ela dedicava seu tempo para estudar a teoria e frequentar diariamente os ensaios. “Este foi mais um desafio, mas meu marido Talisson Dornelles me apoiou muito e eu estava focada para dar o meu melhor”,comenta.

Foto: Taiane Kussler / Folha do MateKatiéle sempre realiza os ensaios ao lado do filho Thiago, de oito meses
Katiéle sempre realiza os ensaios ao lado do filho Thiago, de oito meses

Explosão de felicidade

Depois de ter enfrentado vários desafios, Katiéle se prepara para o grande dia, para mostrar a sua essência e felicidade quando estiver desfilando pela Rua Grande. “Eu acho que vou estar tão feliz que nem vou perceber as coisas acontecerem. Assim como no dia do concurso que eu estava com os pés machucados, mas nem senti nada. Vai ser um momento de grande emoção, acredito que tudo vai acontecer naturalmente”, ressalta.

Tudo o que eu conquistei até hoje foi praticamente sozinha, e olhar para trás e perceber que eu estou nesta posição que eu me encontro agora, me emociona bastante.”