Padaria Schuh completa 85 anos

-

Qual a receita para uma empresa alcançar 85 anos? A da Padaria Schuh é uma receita de família. Trocadilho à parte, é justamente na tradição, nas experiências e no trabalho familiar que se consolidou uma história de oito décadas e meia. O trabalho iniciado em Vila Palanque, por Alfredo Schuh, teve continuidade com os filhos e hoje é coordenado
pelos netos.
Além da família Schuh, centenas de outras pessoas têm a sua trajetória relacionada
ao empreendimento, por trabalharem no local. E como não citar as tantas memórias de
venâncio-airenses relacionadas ao Schuh – seja do café da manhã na padaria, do tradicional café colonial, da música ao vivo na pizzaria, do restaurante ou mesmo das tortas e salgadinhos indispensáveis nas festas de aniversário?
Fatos importantes desses 85 anos estão reunidos neste caderno especial, produzido pela Folha do Mate, a partir de depoimentos de funcionários, clientes e proprietários da padaria.

Confira o caderno especial dos 85 anos da Padaria Schuh:

Início

O mês de fevereiro marca o aniversário de 85 anos da Padaria Schuh. O negócio que hoje conta com matriz na rua 15 de Novembro e filial na rua Osvaldo Aranha, em Venâncio Aires, além de filial em Lajeado, foi idealizado por Alfredo Schuh em 1938.

Nascido e criado em Picada Schuh, em Vila Palanque, Alfredo tinha a arte da música como sonho. Foi para São Leopoldo para estudar música e, no turno da noite, fez curso de aprendiz de padeiro. A flauta transversa era o instrumento no qual ele se destacava.

Mesmo morando em outra cidade, vinha visitar os familiares quando era possível, quando não abria mão de frequentar a missa na matriz São Sebastião Mártir, trajeto que fazia a cavalo. Foi em uma missa que Orlando Rüdiger, também padeiro, procurou Alfredo para saber se ele já sabia fazer o pão cacetinho, que na capital e região metropolitana já eram consumidos. Na época, em Venâncio, só existia o pão d’água de 500 gramas e um quilo. Em outra vinda ao município, ele ensinou Orlando a produzir o ‘famoso’ cacetinho.

Após concluir os estudos como músico e padeiro, Alfredo retornou para Venâncio Aires. Passou a integrar uma orquestra e decidiu iniciar as atividades como padeiro. Junto do irmão, Arnoldo Schuh, iniciou o negócio em sociedade. Foram os pais que compraram uma padaria já existente em Linha Herval, com os equipamentos necessários para a realização dos serviços – uma amassadeira, um cilindro de madeira movido a tração animal, formas e uma charrete com cavalo.

Em fevereiro de 1939, Alfredo retornou para São Leopoldo para aprimorar os conhecimentos musicais. Como precisava trabalhar para se manter, atuou alguns meses em uma padaria em Sapucaia do Sul e depois da Padaria Moderna, em São Leopoldo. O nome Moderna era por utilizar técnicas inovadoras de panificação. O irmão Antônio o substituiu no período nos afazeres da padaria de Picada Schuh.

Em julho do mesmo ano, Alfredo visitou os familiares em Venâncio Aires e tornou-se o único proprietário da padaria, assumindo as dívidas da instalação da empresa. Terminou os estudos musicais na região metropolitana e, em novembro, voltou em definitivo e passou a trabalhar no empreendimento mais uma vez, tendo como auxiliares os irmãos mais novos.

Osvaldo Schuh ainda lembra que, montado no cavalo, conduzia-o para que ele movimentasse o cilindro da padaria. A padaria funcionou em Picada Schuh até 1944, quando se mudou para Vila Palanque, onde ficou até 1983.

(Informações de pesquisa feita por Dóres Inês Teixeira)

HOJE

Atualmente, a Padaria Schuh conta com matriz em Venâncio Aires, localizada na rua 15 de Novembro, e filiais na Osvaldo Aranha e em Lajeado. O empreendimento familiar é administrado por José Pedro Schuh Junior, Rodrigo Schuh, Eduardo Schuh e Gustavo Schuh, terceira geração da família. A mãe deles, Neusa Schuh, também é sócia-proprietária da empresa, que tem 86 funcionários.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido