Ainda durante esta semana, o padre João Alberto Konzen, se apresenta na Diocese de Sinop, em Mato Grosso, onde fará um ano de estudo sabático. Ao se despedir, ele faz uma avaliação e cita as principais obras de evangelização e projetos desenvolvidos durante os oito anos que foi pároco da Paróquia São Sebastião Mártir (PSSM).
Ele assumiu em fevereiro de 2011,junto com os padres Benjamin Borsatto e Marino Bohn, quando ainda concluía o mestrado em Teologia na PUC/RS. “Sou imensamente grato a Deus por esta missão de oito anos em Venâncio Aires. São imensos os avanços, as alegrias e esperanças. Gratidão especial à equipe de padres Aldo da Silveira e Rodrigo Hillesheim, aos diáconos, ao conselho paroquial de administração na pessoa do casal presidente Elmo e Ivone Fengler, aos colegas funcionários da paróquia e às lideranças das comunidades”, agradece.
A paróquia, segundo o padre Beto, conta com um número incontável de colaboradores que realizam com alegria sua missão nas 31 comunidades, nos 21 serviços, pastorais e movimentos. São mais de 600 lideranças. “Recordo a frase de Saint Exupery, no livro Pequeno Príncipe: ‘aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, carregam um pouco de nós’. Fraterno abraço a todos e muito obrigado por tudo”, salienta.
Ao relembrar a caminhada no município, o sacerdote frisa que também contribuiu para que a história da paróquia seja enriquecida. “De minha parte, gosto de fazer um apanhado dos avanços, conquistas, dificuldades e perspectivas por onde tenho passado em 31 anos de padre. Acredito que os oito anos na Paróquia São Sebastião Mártir foram de sinais claros e fecundos da ação do Espírito Santo, impulsionados pela equipe de padres, pelos conselhos paroquiais de administração e de evangelização e dos conselhos nas comunidades e, do investimento na formação e evangelização”, resume.
O padre destaca que nestes oito anos foram diversos os avanços na evangelização, com o envolvimento de recursos humanos e destaque para as ordenações dos diácono permanentes Roque Schroeder e Paulo Ricardo Gerhardt, do padre Rodrigo Hillesheim e a presença do seminarista Giovane Gonçalves.
OBRAS FÍSICAS
Quanto às obras físicas, o padre Beto salienta a troca total do telhado e a reforma dos bancos da igreja matriz, além da iluminação interna e externa, a construção de um banheiro interno e o ajardinamento no entorno da igreja. Quanto ao pavilhão, ele cita a construção do pórtico de São Sebastião e pavimentação da entrada, com iluminação fixa no pátio, remodelamento total da praça de alimentação, reestruturação do refeitório, lanternins no telhado para ventilação e dez novos ventiladores com vapor de água, construção da sala de comunicação (climatizada e com banheiros) na parte superior da copa, e a execução do projeto de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), entre outras melhorias.
COMUNIDADES
Além das obras de evangelização da paróquia, da matriz e do pavilhão de eventos, o padre Beto ainda apresenta as obras de evangelização e de apoio das 31 comunidades católicas ligadas à paróquia. Destacam-se as reformas e construções de novas capelas e apoio às comunidades de Linha Bem Feita, Santo Antônio, Santa Rita de Cássia, São Judas Tadeu, São José da Travessa, entre outras.
Também o suporte ao projeto de regularização das áreas da Igreja em toda a paróquia. E, ainda, assessoria e acompanhamento das pastorais e movimentos, além do material produzido e impresso desde 2011, com destaque para o jornal ‘A Palavra da Paróquia’, folderes do dízimo, sobre o sacramento da confissão, entre outros impressos.
“Gratidão! Nenhuma palavra dita seria suficiente para agradecer este tempo especial que vivemos nestes oito anos.”JOÃO ALBERTO KONZENPadre R$ 960 mil é o total investido na reforma completa do telhado da igreja matriz.
R$ 120 milé o valor investido na reforma dos 142 bancos e banheiro no interior da matriz.