Nesta sexta-feira, 11, é comemorado o Dia do Advogado e, para abrir as atividades do segundo semestre de 2023 no curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) campus Venâncio Aires, os estudantes tiveram a oportunidade, na noite de segunda-feira, 7, de acompanhar um bate-papo sobre a atuação na advocacia e os limites éticos da profissão. O debate teve como convidados o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Venâncio Aires, Marcos Joaquim Thiel, e a conselheira da OAB seccional Rio Grande do Sul, Regina Pereira Soares.
Segundo Thiel, foram apresentados os conceitos básicos, a legislação e a aplicação na prática em caso de infração ética e disciplinar. “A atuação de forma ética pelo pelo profissional da advocacia é fundamental e obrigatória. Não há opção em ser ou não ético”, reiterou. Além disso, disse que houve boa receptividade dos alunos, especialmente na abordagem sobre como funciona o processo ético e disciplinar.
Ética
Thiel explicou que as infrações éticas e disciplinares, com condenação transitada em julgamento, são registradas na ficha do advogado junto à OAB. “Portanto, na sua atuação profissional, mas também na vida privada e social, o advogado precisa ter uma conduta ilibada, que transmita confiança no seio da comunidade em geral”, enfatiza.
O presidente da OAB de Venâncio Aires destacou que na subseção local não há um grande número de processos disciplinares. De acordo com ele, os processos éticos na subseção, em geral, se referem à falta de prestação contas, publicidade irregular, apropriação indevida, abandono de processo, captação de clientes e exercício da profissão quando há impedimento.

Programação do Mês do Advogado
• Dia 11 de agosto: jantar de confraternização no Restaurante Genz, a partir das 19h30min.
• Dia 12 de agosto: Festa do Rubi, às 21h, no Pepsi On Stage, em Porto Alegre.
• Dia 22 de agosto: Happy hour jurídico com a palestra ‘Advogando do zero ao sucesso’, com Ricardo Vogt, a partir das 19h, na Távola Gastrobar.