O Ministério da Educação desenvolverá em 2012 uma campanha que visa promover a leitura dentro do público escolar. A Cia. Cultural Afro-Cena, vem apresentando, desde 2011, a esquete cênica, com duração de 30 minutos, ‘Papelito, em busca de uma boa leituraÂ’.
Com texto de Sérgio Rosa, a esquete aborda a história de Papelito, que é uma página de livro que ainda não foi escrita, em função das crianças não terem mais o hábito da leitura, e estão somente voltadas à internet. Papelito sai do seu ‘Reino da Literatura’ e viaja pelo mundo em busca de um reino onde as crianças ainda gostam de ler livros. Em sua viagem, ele encontra o reino e transforma crianças em princesas e mestre de cerimônia, interagindo com o público. O personagem carrega em sua mala roupas de princesa, a qual ele escolhe entre as meninas que estão na plateia, essa é transformada numa princesa com direito a falas, discursos para seu reino. Também um garoto da plateia é transformado em mestre de cerimônia. De uma forma lúdica, a esquete leva ao público músicas cantadas em capelas falando sobre a importância do livro e da leitura. “Isso faz com que as crianças cantem e deem boas risadas”, diz o diretor da companhia Sérgio Rosa. De acordo com o diretor é um projeto voltado para todos os públicos. “A peça já foi apresentada para diferentes públicos e a reação de encanto é sempre a mesma. Já apresentamos a esquete no Bailão cultural, em Pelotas, em escolas de Venâncio Aires, Saraus, no Fórum social Temático, em Porto Alegre, no Seminário Regional de Bibliotecas, em Venâncio”, conta Sérgio.
As escolas ou instituição interessadas em levar a apresentação para sua cidade podem entrar em contato com a Afro-Cena pelo email: [email protected] ou pelos fones: 51-9882-3564 / 9295-2552.