Após promover no fim de semana a 12ª Exposição Estadual de Orquídeas, o Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova) quer trazer para Mato Leitão, em 2019, uma exposição nacional. Presidente do Nova, Cláudio Cruz confirma a intenção e comenta que Federação Gaúcha de Orquidófilos e Prefeitura de Mato Leitão já manifestaram apoio à promoção do evento em nível nacional. “O sucesso deste último evento, que ocorreu na Seubv, na sexta-feira, sábado e domingo, nos consolida como a Cidade das Orquídeas e credencia à exposição nacional”, afirma Cruz.
O presidente do Nova lembra que a exposição do fim de semana contou com a participação de 167 expositores, de 26 diferentes cidades do Rio Grande do Sul, que levaram pra a Seubv 1.147 plantas. “Foi a maior de todas as exposições, superando a realizada no ano anterior em Venâncio Aires, onde foram expostas 1.124 orquídeas. Temos verificado este crescimento da participação, o que nos deixa muito felizes e certos de que o grupo está unido”, salienta, acrescentando que, para que o número de expositores fosse expressivo em Mato Leitão, desde março houve visitação a exposições em vários outros municípios.
Cruz considera que um dos pontos altos da exposição – cuja estimativa de visitantes ficou em cinco mil pessoas -, foi a palestra do botânico Marcos Antônio Campacci, vindo de São Paulo, no sábado. “Ele abordou o histórico e as peculiaridades da orquídea Laelia purpurata, rainha principal da nossa exposição”, explica. Na exposição, 60 plantas foram premiadas, após a avaliação de 19 julgadores, que vieram de fora dos municípios integrantes do Nova. Não houve levantamento do total de vendas dos expositores.
MEGAEXPOSIÇÃOO dirigente do Nova projeta para o ano que vem uma megaexposição, pela primeira vez trazendo a Mato Leitão amantes das orquídeas de outros estados brasileiros. Além da referência consolidada pelo município em relação às orquídeas, o interesse pela exposição nacional também decorre do fato de que o núcleo de Porto Alegre estará completando 70 anos em 2019 e deve receber o evento estadual. “Estamos muito confiantes, porque temos um grupo que se mantém motivado”, conclui o presidente.

O Nova foi fundado em 1992 e, de acordo com o presidente Cláudio da Costa, desde lá o grupo vem se mantendo coeso. São mais de 70 participantes atualmente, constituindo uma das maiores associações do estado.
“A exposição foi maravilhosa. Recebemos incontáveis manifestações de elogio, o que nos deixa muito satisfeitos e, ao mesmo tempo, aumenta a responsabilidade para os próximos eventos.”CLÁUDIO DA COSTAPresidente do Nova

22 é o número de municípios visitados pelo presidente do Nova, Cláudio da Costa, durante a preparação para a 12ª Exposição Estadual de Orquídeas – houve envio de representantes para algumas outras cidades.
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		