Uma variedade de flores e de árvores frutíferas e o empenho do casal de aposentados Lauro e Ilonia Rüdiger fazem da Chácara do Mel, em Linha Travessa, no interior de Venâncio Aires, um ambiente ideal para as abelhas e um local onde é possível conhecer de perto os insetos fundamentais para a polinização das plantas.

Com 10 anos de funcionamento e foco na reprodução de abelhas sem ferrão, o Meliponário Rüdiger conta com 160 enxames de 11 espécies. Entre elas, estão Mandaçaia, Mandaguari, Tubuna, Jataí, Mirim Guaçu, Guaraipo e Uruçu Amarela. “Muitas delas estão em extinção, por isso, o principal foco desse trabalho é a preservação das espécies”, explica Rüdiger.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateIlonia e Lauro Rüdiger recebem visitantes, na Chácara do Mel, em Linha Travessa, para conhecer 11 espécies de abelhas sem ferrão
Ilonia e Lauro Rüdiger recebem visitantes, na Chácara do Mel, em Linha Travessa, para conhecer 11 espécies de abelhas sem ferrão

Paralelamente à comercialização de enxames – em grande parte, voltada a agricultores com produção de alimentos -, as visitas de turistas e estudantes à Chácara do Mel são uma aposta da família Rüdiger. Durante a visitação ao empreendimento, que integra a Rota do Chimarrão, é possível aprender sobre diferentes espécies de abelhas, a organização na colmeia e o papel delas na produção de alimentos.

Além de receberem visitantes nos fins de semana, os Rüdiger abrem as portas da chácara para grupos de estudantes que desejam aprender sobre as abelhas. O contato com a família, para agendar uma visita, pode ser feito pelo telefone 99827-1412. “Gosto muito de falar sobre as abelhas e o trabalho delas”, afirma Rüdiger. “É algo da natureza, uma coisa que nos alegra”, complementa Ilonia.

Polinização

As abelhas são consideradas os animais mais eficientes para a polinização, que é o transporte de pólen de uma flor para outra. Ao irem até uma flor coletar o néctar, elas acabam levando consigo o pólen, que fica junto ao corpo, e fecundam a flor, o que dá origem ao fruto e à semente.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateFlores e árvores frutíferas criam o ambiente ideal para a procriação das pequenas abelhas, das quais muitas estão em extinção
Flores e árvores frutíferas criam o ambiente ideal para a procriação das pequenas abelhas, das quais muitas estão em extinção

Apicultura em números

– São 5.360 caixas de abelhas, em Venâncio Aires, de 125 famílias, para fins de produção de mel ou reprodução de enxames.

– Entre os apicultores, 16 participam, ativamente, da Associação de Apicultores de Venâncio Aires (AVA).

– O município conta com três agroindústrias de processamento de mel.

– Além disso, parte do mel produzido é vendido para exportação, especialmente, para países da Europa e os Estados Unidos.

* Conteúdo produzido, originalmente, para a Revista Perfil Socioeconômico de Venâncio Aires 2018.