Nós estamos trabalhando para melhorar a cada dia mais este espaço e, hoje, trabalhando bastante para a nossa festa”

Rejane Fagundes – Tesoureira da diretoria 

Na história cristã, Santa Ana é mãe de Maria, avó de Jesus Cristo. Seu dia de celebração é 26 de julho, mas é no dia 19 deste mês, que a comunidade do bairro Diettrich, em Venâncio Aires, realiza o evento em sua homenagem. Não por acaso, que Ana tem sido o nome escolhido para àquela sociedade católica. Quem fez a doação do terreno, antes de 1992, para que os moradores pudessem construir uma sede própria para realização de suas celebrações, reuniões e encontros, também se chama Ana.

Já falecida, a dona Ana Buzata, moradora do bairro, foi uma das fundadoras do primeiro clube de mães. O filho de dona Ana, que hoje integra a diretoria, Félix Buzata recorda que a falecida mãe junto com Olmira Martini criaram o clube de mães que despertou para criação de uma comunidade católica no bairro. “ A primeira festa, mas esta era do clube de mães foi feita lá na vila Freese, e de lá alguns moradores se reuniram e decidiram criar também uma comunidade, que é esta aqui a Santa Ana”, informa o morador. Segundo Buzata, a oficialização foi em 1992, conforme consta no livro de atas, mas a construção da sede própria veio tempo depois.

Ele conta que as primeiras festas eram realizadas nas sedes dos bairros vizinhos como: na Sercsate em Santa Tecla e no São Francisco Xavier, até ter a construção do espaço próprio para as atividades. A primeira reunião para formação da diretoria foi feita na residência de Paulo Pedro Buzata, em 15 de maio de 1992, com celebração de missa e a presença do padre Elo Back. Félix Buzata foi então eleito como primeiro presidente. O vice foi Odair Buzata; tesoureiros, Antonio Valdomiro dos Santos e Ivan Marques; secretários Airton José Stuumm e Adriana Miorando; conselho fiscal, Iraci Maria de Quadros, Djalme Lopes Mello e Paulo Pedro Buzata.

Depois de alguns anos, entre 1997 e 2000 foi trabalhado na construção do espaço que hoje se transformou em um ginásio de esportes. Além da comunidade católica que conta com 290 associados, a atual tesoureira Rejane Fagundes destaca que ocupam a sede Santa Ana, os grupos GDT Terra do Chimarrão, Sociedade de Damas,Sociedade Cavalheiros, ao grupo das mulheres, da terceira idade e da associação de moradores. “Todos ocupam o mesmo espaço e a sede é de todos também”, ressalta. Conforme Rejane, nos últimos três anos de gestão houve melhorias na sede da entidade. Foram gastos mais de R$ 20 mil para reorganização do espaço do ginásio para adequações à nova legislação de segurança. Também foram compradas mesas, cadeiras, talheres, foi feita a pintura interna e externa, com a colocação de uma imagem em homenagema Santa Ana.

A atual diretoria assume até outubro, quando acontece nova eleição.

EVENTO ESPECIAL

Para comemorar as duas décadas em ação na comunidade será realizada no dia 19 de julho, domingo, a festa anual católica. O evento se inicia pela manhã, às 6h com alvorada festiva, como já é a tradição, e uma mateada. Para homenagear a Santa Ana, haverá missa, no ginásio às 10h, seguida de almoço com cardápio variados de carnes, saladas e complementos como aipim e carreteiro. No turno da tarde haverá danças com as bandas Estilo Musical e Kamarilla, além do sorteio da Ação Entre Amigos que estará sorteando vinte prêmios, entre eles, o valor de R$1,5mil. A tesoureira Rejane Fagundes destaca que no evento haverá segurança, garçons e a tenda de Tudo Premiado.