O desafio que se tornou um viral no mundo todo tem uma causa nobre: arrecadação de fundos para pesquisas relacionadas a doença de Lou Gehrig ou esclerose lateral amiotrófica (ELA). No entanto, no Brasil, muitas pessoas viram, no desafio do balde de gelo, um enorme desperdício de água.
Atualmente o país sofre com escassez na região de São Paulo. Por isso, a OndAzul, ONG fundada pelo cantor Gilberto Gil, criou o movimento Balde Vazio.
O projeto incentiva a doação, porém sem o desperdício do recurso. A instituição doou 500 reais para a causa, mas sem desperdiçar água e através do site Balde Vazio convida as pessoas a enviarem seu vídeo em que apareçam derramando um balde vazio sobre a sua cabeça. Lá também encontram os dados bancários para fazerem uma doação para a ALS Association, fundação que ajuda a arrecadar fundos para pesquisas sobre a ELA.
Ao abrir o site Balde Vazio, os internautas podem ler o seguinte:
O Desafio do Balde de Gelo, promovido pelo ALS Association para combater a Esclerose Lateral Amiotrófica, é uma causa nobre e que merece todo o nosso apoio. Mas, no Brasil, grande parte da população sofre com a falta d’água, gerando seca e racionamento em várias regiões do país. Por esse motivo, nós da OndAzul, fizemos a nossa doação sem desperdiçar água. E desafiamos você a fazer o mesmo. Doe ou faça o seu vídeo com a hashtag #baldevazio despejando em sua cabeça um balde vazio. Com esse simples gesto, vamos continuar demonstrando nosso apoio. Mas sem ignorar o outro desafio que envolve todo o planeta
O site da ONG também dispõe de uma lista de motivos para não gastar água:
A cada minuto, sete pessoas morrem no planeta por ingerir água insalubre.Cerca de 11% da população mundial ainda consomem água retirada diretamente de leitos de rios.Diariamente, precisamos de 20 a 50 litros de água para atendermos nossas necessidades básicas.Crianças nascidas em países industrializados tendem a utilizar de 30 a 50 vezes mais água que as de países de terceiro mundo.Em pleno século XXI, um bilhão de pessoas ainda não tem acesso à água potável no planeta.Todos os anos, dois milhões de pessoas morrem por conta da ingestão de água insalubre, falta de saneamento básico ou falta de higiene.70% da superfície terrestre é coberta por água, porém, apenas 1% deste total é potável.Cerca de cinco mil crianças morrem todos os dias por ingestão de água contaminada e falta de saneamento básico.12% do reservatório mundial de água superficial doce do mundo está no Brasil.A cada mil litros de água utilizados, 10 mil litros são poluídos em rios e nascentes.
E aí, depois desta lista e da imagem que aponta o número de mais de 18 milhões de litros d’água gastos no desafio, você vai continuar com a brincadeira, ou prefere fazer a doação e ainda poupar água?
Informações Catraca Livre