Todos já estão habituados com as contas à porta a cada virada de mês. Mas, especificamente em março, milhares de venâncio-airenses precisam ficar atentos a outra dívida que começa a ser cobrada a partir de agora: o IPTU. Essa atenção vale para aqueles que não quitaram o Imposto Predial e Territorial Urbano em cota única, ainda em fevereiro.
No total, 55% dos contribuintes terão, até outubro, oito parcelas do imposto. Cerca de 14 mil boletos foram gerados e, nas últimas semanas, a maioria foi entregue pelos Correios. Quem não recebeu, pode retirar o carnê diretamente na Prefeitura.
A primeira parcela vence neste domingo, dia 10. Mas, como se trata de um domingo, o pagamento poderá ser feito na segunda-feira, 11, sem problemas. Segundo a chefe do Departamento de Receitas da Secretaria Municipal da Fazenda, Cleni Schabbach, esta sexta-feira, 8, registrou grande movimento nos guichês da Prefeitura. “Muita gente veio diretamente nos últimos dias e, como a primeira parcela poderá ser paga na segunda, ainda no dia 11 o pessoal pode retirar.” O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min.
INTERNET
Quem não recebeu pelos Correios ou mesmo não quer ir até a Prefeitura, poderá ter o boleto em mãos de outra forma. Direto do site da Prefeitura, é possível gerar as guias do IPTU e imprimi-las. Para isso, basta clicar em um banner na página principal da Administração Municipal na internet e informar o CPF ou CNPJ. Neste ponto, é possível selecionar cada vencimento ou gerar todos os boletos uma única vez.
R$ 20 milhões – é o valor da arrecadação total projetada com o IPTU para 2019
PARCELAS
O pagamento parcelado do IPTU foi formatado para oito vezes, entre os meses de março e outubro, sempre com vencimento no dia 10. Aos contribuintes sem débitos com o Município, será dado desconto de 8%, referente ao “Bom pagador.”
As mensalidades podem ser quitadas em lotéricas ou qualquer posto bancário credenciado. Se todos os pagamentos ocorrerem dentro da normalidade, ou seja, não considerando a inadimplência, a expectativa é pela entrada de mais de R$ 10 milhões nos cofres da Prefeitura até outubro.