Integrantes do Clube de Leituras e Clube Orquestra prestigiaram entrega da homenagem pela Assembleia Legislativa (Fotos: Júnior Posselt/Folha do Mate)
Integrantes do Clube de Leituras e Clube Orquestra prestigiaram entrega da homenagem pela Assembleia Legislativa (Fotos: Júnior Posselt/Folha do Mate)

A quarta-feira, 16, foi marcada por um momento especial para o Clube de Leituras e a Clube Orquestra de Venâncio Aires. Entidade com mais de um século de história, fundada ainda antes da emancipação do município, o clube teve papel fundamental no desenvolvimento cultural e esportivo da região e, mais recentemente, também integrou a música, por meio da Clube Orquestra. Em reconhecimento a essa trajetória, a instituição foi homenageada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, por proposição do deputado estadual Airton Artus (PDT).

A cerimônia contou com a presença de um grupo de integrantes da entidade, liderado pelo presidente Telmo Kist, que acompanhou as programações no Parlamento Gaúcho. À tarde, a agenda iniciou no Salão Júlio de Castilhos, com a Clube Orquestra, que interpretou clássicos da música brasileira e internacional. O maestro Daniel Böhm, cantores Luís Antônio Klock e Maiara Nunes e os demais componentes, tiraram elogios do público que prestigiou as apresentações. Representando um dos projetos mais conhecidos do Clube de Leituras, a jovem Manuela Segatto, vencedora do festival ‘A mais bela voz’ também se apresentou.

“São 138 anos a serviço da nossa comunidade. O nosso clube surgiu ainda no sopro dos primeiros imigrantes, que traziam consigo não apenas ferramentas, mas também livros, instrumentos, partituras e o firme propósito de manter viva a herança cultural. Somando isso ao espírito comunitário, nasceu uma das mais longevas instituições culturais do Rio Grande do Sul”, destaca o presidente Telmo Kist.

Ele também ressalta o papel do clube atualmente: “Hoje somos um centro cultural vivo e pulsante. Abrimos nossas portas para a música com a Clube Orquestra, herdeira do talento e dedicação de tantos músicos. Somos a memória viva de uma Venâncio que sempre levou a cultura como parte essencial de sua identidade.”

Representando o município, o prefeito Jarbas da Rosa ressaltou a importância da entidade para o desenvolvimento social e cultural da Capital do Chimarrão. “Estamos muito felizes com esta homenagem. Entendemos que ela é extremamente justa, pois o clube foi molde para várias gerações da cultura venâncio-airense”, frisa.

Durante a apresentação no salão nobre, Telmo Kist e a presidente da Clube Orquestra, Solange Maria Ehlers, entregaram ao deputado Airton Artus uma medalha de mérito cultural, em agradecimento pelo reconhecimento prestado à entidade.

Homenagem no Grande Expediente

Após a solenidade no salão, a programação teve continuidade no Plenário 20 de Setembro. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), abriu a sessão ordinária e cedeu espaço ao Grande Expediente, reservado para pronunciamentos e homenagens dos parlamentares.

Integraram a mesa, o secretário estadual da Cultura, Eduardo Loureiro; o prefeito Jarbas da Rosa; o presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Eduardo Luft; e a presidente da Clube Orquestra, Solange Ehlers.

Durante o seu discurso, Airton Artus destacou que parte significativa do desenvolvimento do perfil intelectual e cultural da comunidade venâncio-airense surgiu a partir do Clube de Leituras. “Foi da entidade que saíram decisões revolucionárias. O clube sempre esteve na vanguarda. Lembro que foi um dos primeiros a ter piscinas e quadras esportivas no Rio Grande do Sul”, recordou o deputado.

“O tempo passou, as gerações se sucederam, mas o Clube de Leituras nunca abandonou sua vocação original. Soube se reinventar sem abrir mão do compromisso com a cultura.”

TELMO KIST
Presidente do Clube de Leituras

Presidente do Clube de Leituras, Telmo Kist, e a presidente da Clube Orquestra, Solange Ehlers, entregaram a medalha de mérito cultural ao deputado Airton Artus
Clube Orquestra se apresentou no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa
No Plenário 20 de Setembro, Clube Orquestra evidenciou a bandeira de Venâncio Aires
Júnior Posselt

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.