Interagir com a juventude, num espaço reservado à ela, com temas que realmente possam ajudar os jovens. Com este objetivo a Paróquia São Sebastião Mártir promove, neste domingo, 23, a primeira edição do Fé & Café, que terá como tema ´Se Deus existe, por que o mal?`.
O encontro ocorrerá no salão de festas da paróquia, com início às 20h, e propõe a jovens, de 14 a 35 anos, de qualquer credo, debates sobre temas presentes no cotidiano das pessoas, com a presença do padre Leandro Lopes. Ele é especializado na área de espiritualidade com doutorado em Roma e fará a mediação do encontro.
Buscando estabelecer uma conversa entre a juventude de todas as religiões sobre assuntos que tocam a realidade do mundo e da fé, o encontro também contará com músicas ao vivo, de diferentes estilos e a distribuição de lanche e café. “A ideia inicial é realizar no município, quatro encontros por ano, onde um determinado assunto seja discutido em cada um deles, abrindo espaço para as diferentes perspectivas de acordo com a realidade de cada jovem”, frisa Júlia Neumann, integrante da organização.
Evangelização
A paróquia vem promovendo ações fortes de evangelização em todas as áreas, como os conselhos de comunidade, pastorais, serviços, movimentos, Centro Promocional João XXIII e a caminhada do cursilho, da juventude, dos coroinhas e catequese. “Temos sinais bonitos da graça de Deus agindo em meio ao povo, às famílias e nas lideranças das comunidades da nossa Igreja”, salienta o pároco João Alberto Konzen.
Muitos jovens hoje estão liderando frentes de Igreja nas comunidades e nas mais diversas pastorais”.
JOÃO ALBERTO KONZENPároco de Venâncio Aires
Ele lembra que nos últimos anos, ocorreram momentos marcantes para os jovens de Venâncio Aires. Em 2012, foi a vinda da Cruz Peregrina, enviada pelo Papa João Paulo II e que reuniu mais de sete mil na praça da matriz. Em 2013, 52 pessoas da paróquia participaram da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro e que teve a presença do Papa Francisco. “Foi uma experiência que criou pico e ânimo com a juventude num trabalho novo aqui em Venâncio Aires”, frisa o padre Beto. Ele acentua que também houve outras ações fortes com a juventude, desde acampamentos, a confecção dos tapetes coloridos por ocasião das celebrações de Corpus Christi e; as duas Semanas Missionárias Jovens realizadas em 2017 e neste ano.