Incluído como meta para os próximos três anos de governo, as melhorias no parque de máquinas devem iniciar de forma mais expressiva neste ano. A previsão da Administração Municipal é de adquirir pelo menos 10 novos equipamentos, entre patrolas, retroescavadeira e caminhões. Seja por emendas parlamentares, recursos próprios ou financiamento, o objetivo da Prefeitura é ter condições de realizar as manutenções da cidade de forma mais efetiva.
Após realizar três leilões nos últimos cinco anos, para a venda de maquinário antigo, o parque de máquinas, instalado na Secretaria Infraestrutura e Serviços Públicos, terá renovações. O ano de 2014 será de remodelação, novo maquinário será adquirido pelo Município, com isso, a Administração Municipal espera melhorar a qualidade das vias do perímetro urbano. Sem contar, em um melhor suporte para as patrulhas agrícolas da secretaria municipal de agricultura.
Estão programadas para serem adquiridas, duas novas retroescavadeiras, dois caminhões, um especificamente para o transporte de óleo lubrificante, uma nova patrola, trator e a aquisição de uma escavadeira hidráulica.
Atualmente, a secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, possui 23 equipamentos. As máquinas realizam trabalhos como: abertura de ruas, transporte de britas e reformas de vias urbanas já pavimentadas.
Segundo o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, o déficit de equipamentos no município alcança cerca de 20 máquinas. “Este ano será dedicado para as reformas na nossa estrutura de máquinas, vamos trabalhar forte para comprar mais equipamentos e conseguir executar um bom trabalho na cidade.”
A manutenção de estradas do interior segue sendo um desafio para o Governo Municipal. Porém, programas federais têm garantido o repasse de equipamentos e recursos. Assim, anualmente, a Secretaria de Agricultura tem conquistado maquinário para a manutenção de estradas e demandas do perímetro rural.
A pasta, possui 34 equipamentos atuando. São 13 caminhões, seis motoniveladoras, 11 retroescavadeiras, duas pá carregadeiras, um trator de esteira e uma escaveira hidráulica. Este maquinário atua diretamente junto aos nove distritos e fazem suporte às seis capatazias em operação no município.
Financiamento
A prefeitura de Venâncio Aires recebeu neste mês a confirmação da agência de fomento do Rio Grande do Sul, o Badesul, abrindo a possibilidade de realizar um novo financiamento para a compra de maquinários pesados. Nas próximas semanas será tratado o assunto com a diretoria do banco. No total o Município poderá requisitar R$ 3 milhões.
Com a possibilidade de ingressar com o financiamento, o prefeito estima elevar o número de máquinas adquiridas no ano. A previsão inicial era de comprar seis. Porém, com o crédito, será possível incluir 10 novos equipamentos no Parque de manutenção da cidade. O número será alcançado com emendas parlamentares, recursos próprios e o fundo de financiamento do Badesul.
Com isso, para 2015, o Governo Municipal espera comprar o mesmo número de novos itens para manutenção dos serviços municipais.
Com o atual equilíbrio do orçamento municipal, e a possibilidade de um novo financiamento é possível cumprir uma demanda apontada como primordial para o município durante
o período de campanha do atual governo. “Com mais recursos em caixa, novo crédito, vemos hoje a possibilidade de reformular e adquirir novas máquinas para o nosso parque,” salienta Artus.
O último financiamento realizada pela Prefeitura para a compra de equipamentos pesados foi realizado ainda no governo do prefeito Almedo Detterbornn, em 2007. A última parcela deste empréstimo, segundo ele, foi paga no inicio do ano de 2009.
Mais informações no flip ou edição impressa de 26/02/2014