Após anunciar Dilan Camargo como patrono da Feira do Livro de Venâncio Aires, a comissão organizadora definiu o Ginásio de Exposições, do Parque Municipal do Chimarrão, como o novo palco do evento que ocorrerá de 31 de agosto a 3 de setembro. A mudança visa reduzir despesas com aluguel e segurança. Em edições anteriores, o evento literário foi realizado no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir.
A Administração de Venâncio Aires, junto com o Sesc Venâncio Aires, optou por utilizar um espaço público e aposta no novo espaço para atrair público, especialmente no fim de semana. De acordo com o secretário da Cultura e Esportes, Saul Zart, diante das dificuldades financeiras, é preciso buscar formas de poupar em todas as pontas. Embora tenha o desafio financeiro, Zart lista pontos positivos sobre a mudança do local: “O Ginásio de Exposições é um bom local para a realização do evento, além disso, vamos dispor de toda a estrutura do Parque para estacionamento e até mesmo de auditório para palestras”, explica.
Questionado sobre o deslocamento do público, especialmente das escolas, o secretário observa que a maioria das escolas já utilizava o transporte público. Além disso, com a definição do local, será avaliada a possibilidade de disponibilizar ônibus de hora em hora até o evento.
A Agente de Cultura e Lazer do Sesc, Lisiane Camargo, acredita que o Parque do Chimarrão atrairá ainda mais o público no fim de semana da 18ª edição. “As pessoas já utilizam o Parque nos finais de semana, então a Feira vai ser mais um atrativo”, afirma.
Lisiane destaca ainda a segurança das crianças, principalmente, que não precisarão enfrentar o grande movimento da rua Tiradentes e da região central para chegar na feira.
A 18ª edição contará com a participação de dez livreiros, além de um ônibus livraria.