Durante a sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, a instalação de parquímetros como modelo de estacionamento, voltou a ser discutida. Uma tentativa já foi feita nesta legislatura, mas rejeitada pela maioria dos vereadores da oposição.
O prefeito Airton Artus informou ontem à tarde, em entrevista à Folha do Mate, que pretende enviar um novo projeto ainda em janeiro, para avaliação da nova legislatura. Desta vez ele terá maioria governista apoiando a matéria.
Para o chefe do Executivo, o modelo com parquímetros é o ideal para Venâncio Aires. “é ideal para qualquer cidade que queira ser grande”, frisou. Sobre a relação com a Uamva, que chegou a temer a perda de empregos, Artus garantiu que a situação será articulada com calma e terá a entidade como parceira neste processo.
Para o vereador Hélio Artus (PDT), o sistema de cobrança através de parquímetro, garantiria benefícios. “Daí tu não lida com a pessoa, tu não vai xingar nem ser xingado, vai lidar com a máquina”. Para Zecão, este sistema ainda seria falho.
O presidente da Casa, Paulo Mathias Ferreira (PMDB) defendeu uma posição da Câmara e disso que isso não pode continuar. O líder de governo, Telmo Kist (PDT), sugeriu que seja averiguado o sistema adotado em Lajeado. A ideia foi aceita e, conforme a presidência, funcionários da Casa irão constatar o sistema aplicado no município vizinho e apresentá-lo durante a sessão da próxima quinta-feira, 13, que antecipa a reunião do dia 24, véspera de Natal.