A primeira edição do programa Peso Certo chegou ao fim com sensação de satisfação entre seus participantes. A turma inaugural da iniciativa gratuita da Secretaria

Foto: Daniela Ruppenthal / AI Prefeituraúltimo encontro no dia 28 de abril, na Academia de Saúde do posto do bairro Gressler
último encontro foi no dia 28 de abril, na Academia de Saúde do posto do bairro Gressler

Municipal da Saúde, que objetiva combater o sobrepeso e obesidade, teve seu último encontro no dia 28 de abril, na Academia de Saúde do posto do bairro Gressler. Em média, os sete participantes que fizeram parte do grupo, formado no último mês de novembro, tiveram redução de peso de 5,5 quilos ao longo dos últimos seis meses.

A participante que conseguiu o maior índice de redução foi Angelita Medeiros, de 29 anos. Ela iniciou o programa com obesidade grau 1, pesando 85,8 quilos, e chegou ao final do ciclo de encontros com 70 quilos. O emagrecimento permitiu que tarefas cotidianas, como sentar para brincar com o filho, deixassem de ser um transtorno. “A troca de experiências enriqueceu meus dias, sabendo que havia pessoas com as mesmas dificuldades e profissionais acompanhando e estimulando o processo”, depôs. “Fui obesa desde a infância e achava que seria assim pra sempre. Meu corpo e minha alma estão mais leves. Me sinto capaz de superar qualquer obstáculo”, destaca a manicure.

Conforme a nutricionista Fernanda Weber, da Secretaria Municipal da Saúde, os resultados obtidos com a primeira turma foram considerados satisfatórios. “A intenção do programa é melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explica a servidora, que acompanhou toda a evolução do grupo ao longo dos últimos seis meses. “O emagrecimento leva um determinado tempo e dificilmente é alcançado em um semestre. O intuito do programa é conscientizar os participantes e oferecer a eles um ponto de partida para uma melhor qualidade de vida”, assinala.

As sessões começaram com periodicidade semanal, passando após para frequência quinzenal. O acompanhamento ficou a cargo da equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), composta de nutricionista, educadora física, psicólogo e fisioterapeuta. Para alcançar os resultados, o grupo foi submetido a avaliações físicas, exames e organização de plano alimentar individual, conforme as necessidades de cada participante.

PRóXIMA EDIçãO

Após o término dos encontros com a turma inicial, a equipe responsável pelo Peso Certo já planeja nova edição do programa, com previsão de ser iniciada em junho. As inscrições deverão ser feitas entre os próximos dias 23 e 31 de maio, no turno da manhã, no espaço da academia de saúde do bairro Gressler. Uma das metas para a segunda turma é diminuir o índice de desistência, já que 11 dos 18 participantes do grupo inicial não conseguiram concluir o acompanhamento.