Neste ano, a páscoa será celebrada no dia 27 março. Por isso, não são apenas os ovos de chocolate que vão aparecer no supermercado mais cedo, mas sim, as decorações tomam conta das vitrines e, das residências esbanjando criatividade a partir de alguns materiais reaproveitados.
Mas, para que esses enfeites decorem nesta época da ressurreição de Jesus, muitas artesãs precisam colocar a ‘mão na massa’, antecipadamente. Em uma das casas de artesanato mais tradicionais de Venâncio Aires, a produção dos enfeites de Páscoa já começaram.
Conforme a vice-presidente da Casa do Artesão e Associação dos Artesãos de Venâncio Aires (Arteva), Vania Scheibler, as artesãs começaram a trabalhar em torno da data ainda mais cedo do que em 2015.
Apesar das contas estarem ‘apertadas’, segundo Vania, as pessoas passaram, ao longo dos anos, a decorarem mais suas residências para a páscoa. Neste ano, a matéria-prima aumentou, o que elevou, também, o valor do produto final.
Na hora de escolher os ornamentos, vale à pena valorizar os principais símbolos pascais, como é o caso do coelho e do ovo. Mas, para dar um diferencial a esses trabalhos, as artesãs do município estão confeccionando alguns trabalhos a partir de materiais recicláveis, como, potes de sorvete, potes de requeijão, latas de ervilha e milho. Além disso, outros detalhes como orelhinhas e ‘roupinhas’ dão um toque especial aos enfeites de Páscoa.