Apesar de ter a base da economia voltada para a agricultura, em especial, o cultivo do tabaco, Passo do Sobrado também aposta na indústria e no comércio para desenvolver a cidade.
De acordo com o prefeito Edgar Thiesen, os setores são essenciais para a geração de empregos. “Também buscamos empregos fora da cidade, a Daas, de Venâncio Aires, é um exemplo. Pagamos ônibus e cursos para o pessoal trabalhar lá, são mais de 20 pessoas. Tentamos criar muitas ofertas de trabalho”, comenta.
O prefeito enfatiza a importância da busca por novos contratos. “Realizamos visitas para buscar contatos com indústrias e empresas. Levamos o que o município pode disponibilizar, nosso relevo, nosso solo e, principalmente, o subsídio que podemos ofertar para que as empresas venham para cá e comecem a gerar empregos”, destaca.
Thiesen cita como exemplo a Agrofel – empresa de grãos e insumos – que tem um projeto de R$ 15 milhões, que será instalada no berçário industrial. A construção deve começar em abril, com previsão de que as atividades iniciem no ano que vem. “Outro exemplo são os investidores terceirizados da BRF, uma granja de ovos férteis, com investimento de R$ 22 milhões no município. Também tem empresas menores, como a Léo Madeiras, de Venâncio Aires, e a Feil Calçados, todos geram empregos e alavancam a cidade.”
O comércio, a Prefeitura tem fomentado com feiras, vale-refeição para o funcionalismo, trabalhado com datas comemorativas, entre outras ações. “Nosso Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) tem uma vantagem competitiva comparado com os outros municípios, além disso, nossa cidade é plana, não tem alagamentos, nenhum problema de solo. Qualquer empresa que vier para cá estará próxima do Porto de Rio Grande, de Porto Alegre, de uma rodovia, entre outros pontos essenciais”, enfatiza Thiesen.
10 maiores empresas
- Frigorífico do Sul
- Comércio de Alimentos Jacobsen Eirelli
- Baky Alimentos
- Comprenor Concreto P. Nordeste Ltda
- VL Lersch Cia Ltda
- Silvano Luiz Adams
- Dei’Lis Indústria de Produtos Saneantes Domissanitarios Ltda
- Jacobsen e Winck Ltda
- Gilberto Daniel Weber
- Fábio L. Kaufmann
Representação econômica
Setor primário – 70%
Indústria – 15%
Comércio – 12%
Serviços – 3%
“Tenho uma perspectiva otimista quanto ao crescimento da cidade, mesmo com a atual situação socioeconômica nacional e mundial. Hoje vemos uma possibilidade de crescimento e valorização da área rural, com os preços do tabaco, por exemplo. E não tivemos grandes perdas com as secas, ainda dará uma safra boa de soja. ”
EDGAR THIESEN
Prefeito de Passo do Sobrado
Frigorífico do Sul: um dos pioneiros na geração de emprego
Criado em 2000, o Frigorífico do Sul está localizado no interior de Passo do Sobrado desde 2002. A empresa, que trabalha com abate dos bovinos, é a maior do município por Valor Adicionado Fiscal (VAF) e foi uma das primeiras a ‘abraçar’ a cidade e apostar em seu potencial. Atualmente, conta com cerca de 100 funcionários, sendo que 70% são moradores de Passo do Sobrado.
A gerente administrativa do Frigorífico do Sul, Gislaine Schena, destaca o início da trajetória da empresa na cidade. “Viemos de fora do município, um dos criadores veio de Porto Alegre e o outro de Santa Cruz do Sul. Os dois são do ramo da carne desde jovens, foi uma oportunidade, essa planta foi primeiro alocada e em 2008 compramos ela em um leilão. ”
O frigorífico tem frota própria e atende em todo o Rio Grande do Sul, com algumas saídas para Santa Catarina, mas o foco é no território gaúcho. Os principais destinos são as regiões da Serra Gaúcha, dos vales do Taquari e Rio Pardo, Litoral, Região Metropolitana, centro do estado, Santa Maria, Rio Grande, Pelotas, Bagé.
Gislaine destaca as variações do mercado com o tempo. “Notamos algumas mudanças, tem uma tendência a carnes embaladas e não mais inteiras, trabalhamos forte em cima disso. A economia oscilou bastante, agora sofremos com uma nova crise que tem aumentado os custos, o diesel subiu bastante e é preciso inovar e se adaptar para se manter no mercado”, destaca.
100
é o número de funcionários do Frigorífico do Sul.
A experiência de quem aposta no município
O dentista Jarles Dreissig Jr., 30 anos, é natural de Venâncio Aires, mas atende em Passo do Sobrado. Ele começou a atuar na cidade logo após sua formatura, cerca de quatro anos atrás. “Escolhi atender em Passo do Sobrado pois é uma cidade de um povo honesto, trabalhador e que me recebeu muito bem desde o início. Gosto muito da cidade e tenho muita satisfação em trabalhar aqui”, ressalta.
O profissional comemora a quantidade atual de pacientes e se diz plenamente estabelecido no município. “É um privilégio ter tantos pacientes e esse número aumentar a cada dia. Inúmeras vezes, ao atender um paciente, ele acaba indicando o meu nome e acabo virando o dentista da família inteira. Isso me deixa muito feliz e grato.”
Segundo ele, por esses motivos, pretende investir cada vez mais no trabalho que realiza em Passo do Sobrado, tanto na parte técnica quanto na melhoria da estrutura física, na nova sala inaugurada, recentemente, junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
“O meu desejo é proporcionar um atendimento de qualidade e continuar transformando vidas dos meus pacientes passo-sobradenses.”
JARLES DREISSIG JR.
Dentista