Casos menos graves de Covid-19 poderão ser atendidos na unidade de saúde de Passo do Sobrado
Unidade de saúde de Passo do Sobrado (Foto: Juliana Bencke/ arquivo FM)

O pico de Covid-19 que atinge o Rio Grande do Sul já refletiu em Passo do Sobrado. Entre os dias 1º e 10 de março, já foram 119 casos positivados para o vírus, quatro estão internados no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). No total, o município registra 357 casos. Também já foram confirmados sete óbitos pela doença, sendo três neste mês.

De acordo com a secretária de Saúde, Lurdes Canônica, o aumento por testes e o número de pessoas infectadas está acontecendo desde o fim de fevereiro. Reflexo, para ela, do verão, pois “as pessoas relaxaram nas medidas protetivas, tiraram férias, foram para praia e teve muita aglomeração.”

Por isso, neste momento, a Prefeitura tenta conscientizar ainda mais as pessoas. “Conscientização é a base de tudo, as pessoas precisam entender que isso contamina outras pessoas, que é um vírus sério, que mata. Só devem sair de casa se necessário, fazer todos cuidados principais, como usar álcool em gel, máscara e não fazer aglomerações”, ressalta Lurdes

PROCEDIMENTOS

Os teste disponibilizados pelo município são o PCR e o teste rápido, no posto Estratégia da Saúde da Família (ESF). O PCR, que é mais usado no momento, demora cerca de sete dias para chegar o resultado, segundo a secretária. “Quando vem o resultado, independente se positivar ou não, nós entramos em contato com a família, via telefone para informar. Os positivados recebem a visita dos Agentes Comunitários de Saúde para acompanhar se estão em isolamento, como está o caso e orientar”, explica. Ela lembra que todos que fazem o teste assinam o termo afirmando que ficarão em casa isolado até que receba o resultado, ou se positivado, até que passe o tempo estimado de contágio.

Os pacientes que sentem algum sintoma e precisam de maiores cuidados médicos ficam em observação no posto e em casos ainda mais graves, aguardam vaga para serem encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Venâncio Aires. Atualmente, além da equipe de enfermeiros e técnicos, a ESF conta com médico que auxilia no local. “Por enquanto o plantão é até a meia-noite, assim que conseguirmos pôr em prática a parceria com Vale Verde, teremos o plantão 24 horas. Só falta mais um médico para começar,”, confirma.

“É um momento complicado, estamos fazendo o possível para cuidar de todos. As pessoas precisam se conscientizar mai

s, usar máscara, álcool em gel, e sair de casa somente quando for necessário.”

LURDES CANÔNICA

Secretária de Saúde

 

Passo do Sobrado e Vale Verde se unem e criam plantão para Covid