
Passo do Sobrado - Na segunda-feira, 17, à noite, vereadores de Passo do Sobraso aprovaram, por maioria de votos, projetos de lei 068 e 069/2025, que cria o cargo de secretário municipal de Serviços Essenciais e altera a estrutura administrativa do Executivo, respectivamente. O objetivo, segundo o prefeito Edgar Thiesen, é aliviar a carga de serviços que atualmente recai sobre a Secretaria de Obras e Trânsito. Na terça-feira, 18, ele esteve na Folha do Mate, acompanhado do vice-prefeito Jander de Carvalho Thisen, do presidente do Legislativo, Fábio Baierle, e dos vereadores Evaldir Carlos Dettenborn e Mateus Freitas, que deverá assumir o comando da Mesa Diretora em 2026.
O chefe do Executivo explanou sobre o novo momento vivido por Passo do Sobrado. Segundo ele, a arrecadação do Município vem aumentando, assim como as vagas de trabalho, a partir da atração de empreendimentos e da expansão de empresas já instaladas.
A criação da nova secretaria, complementou Thiesen, possibilitará que a Secretaria de Obras e Trânsito se concentre em suas atribuições, as quais vinham sendo ‘pulverizadas’, e que a centralização otimizará recursos e agilizará os serviços prestados à população. A Secretaria de Serviços Essenciais focará na limpeza, roçada e recolhimento de resíduos verdes, e serviços de abastecimento de água e de iluminação público. Parte da equipe da Obras será transferida.

Por enquanto, Flúvio Kroth vem acumulando funções em três pastas: de Educação e Cultura, por onde ingressou no governo; de Finanças, desde a aposentadora de Cláudio Hansel há pouco mais de cinco meses, e de Administração, desde a morte de João Altair Kroth, aos 60 anos, em outubro.
Por enquanto, Thiesen está decidido manter Flúvio na pasta das Finanças. Na Educação, o prefeito pretende colocar em debate com a categoria, antes de definir um nome. Também deve ficar para janeiro do próximo ano a indicação do secretário de Administração.
Poliesportivo
O prefeito Edgar Thiesen informou que as obras do ginásio poliesportivo serão retomadas em breve. De acordo com ele, estavam paralisadas desde junho, por embargo aplicado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a partir de denúncia e constatação de supressão de vegetação nativa.
O Município apresentou sua defesa à junta de julgamento de infrações ambientais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que analisou e decidiu pela remoção do embargo. Segundo Thiesen, uma licença havia sido expedida pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, em função de a área em questão estar situada no chamado Bioma Pampa e não no Bioma Mata Atlântida.
Na época da denúncia, Theisen observou que não houve qualquer autuação da fiscalização do órgão estadual, vindo a embargar meses depois, praticamente ao fim da primeira etapa da obra.
O chefe do Executivo informa, também, que nova ordem de serviço foi expedida. A Administração aguarda só a retomada dos trabalhos pela empresa para concluir as arquibancadas e dar início à licitação da próxima etapa.
Recentemente, o prefeito também assinou escritura de área adquirida no entorno do ginásio, destinado para sediar o parque de eventos do município e sede dos principais eventos sociais, esportivos e culturais, como a Festa do Búfalo no Rolete, agendada para ocorrer de 12 a 15 e de 20 a 22 de março de 2026.
A área de 33,5 mil metros quadrados foi adquirida por R$ 1,2 milhão. Veio integrar o complexo esportivo, o Centro de Cultura e também o Parque de Máquinas.