Patrona dos Festejos Farroupilhas enaltece a bebida dos gaúchos

-

No dia 20 de setembro de 1954, Dia do Gaúcho, ela nasceu. Coincidência, plano divino ou do destino, boa parte de sua vida é dedicada a enaltecer a bebida que é símbolo do povo gaúcho: o chimarrão. A patrona dos Festejos Farroupilhas de Venâncio Aires de 2023, Rejane Rüdiger Pastore, completa 69 anos nesta quarta-feira, 20, e tem na bagagem muitas histórias que envolvem o chimarrão e sua importância na vida das pessoas.

Rejane nasceu e cresceu em Linha Travessa, no interior de Venâncio Aires, e tem um vínculo muito forte com a localidade por muitos motivos. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, estudou até o 4º ano. Depois, ingressou no então Colégio Nossa Senhora Aparecida, onde fez o Curso Normal (Magistério). No Ensino Superior, Rejane é formada em Educação Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e pós-graduada em Ginástica Rítmica Desportiva pelo Centro Universitário Metodista – IPA.

Ela retornou para a escola de Linha Travessa para lecionar depois de dois anos como alfabetizadora em Vera Cruz. Também foi vice-diretora e diretora na instituição de ensino do interior de Venâncio Aires e, com isso, fez parte de grandes avanços no educandário. Entre eles, a expansão da estrutura física da instituição. Rejane foi vereadora por dois mandatos, eleita em 1982 e 1988, ficando como primeira suplente na terceira vez que concorreu ao cargo. Foi por meio das alianças feitas na vida política, inclusive, que conseguiu tantos avanços na escola de Linha Travessa.

Eleita vereadora, foi atrás de recursos para as melhorias da escola. As conquistas foram o prédio novo com quatro salas de aula, sala de direção, secretaria, biblioteca, refeitório, duas quadras de esporte e um salão de atos. Outra conquista foi o Ensino Fundamental completo, do jardim de infância até o 8º ano. “Eu sempre procurei ir atrás das reivindicações da comunidade. Tenho muito amor pela comunidade e muito orgulho”, complementa.

A Escola do Chimarrão

Foi em Linha Travessa que os pais de Rejane, Silvério e Délcia Rüdiger, tiveram a ervateira Rainha dos Pampas, empreendimento do qual ela foi sócia-proprietária junto com o irmão por alguns anos. O primeiro galpão que abrigou a ervateira da família, construído em 1957, é a sede da Escola do Chimarrão.

Ela foi a idealizadora da iniciativa, encaminhou a elaboração do projeto, da logomarca e do slogan ‘Tão bom quanto tomar é saber fazer’. “Tudo começou com a ideia de ensinar a fazer os mais diversos tipos de chimarrão para pessoas de todas as idades”, relata. Ela afirma que recebeu o apoio de muitas pessoas para colocar tudo em prática, como a professora Nilce Rüdiger, a tradicionalista e colaboradora Liliane Pappen Bastos e a tradicionalista Beatriz Pereira Saldanha, de Cachoeira do Sul. Liliane e Beatriz criaram os 36 modelos de chimarrão e Pedro Schwengber, o Pedrão (já falecido), criou o chimarrão de 11 segundos.

A Escola do Chimarrão foi inaugurada na mesma época em que foi criada a Rota do Chimarrão no município. Em 2004, foi criado o Instituto Escola do Chimarrão, com o intuito de trabalhar em parceria com outras ervateiras e expandir a atuação. Em 2006, a escola ganhou da Polícia Federal um ônibus, que havia sido apreendido por irregularidades.

“Com a ajuda de empresários, ele foi transformado em um motor home, sendo substituído por um veículo mais moderno depois”, comenta. O ônibus percorre eventos em diversas regiões do país para levar os ensinamentos sobre os benefícios do chimarrão. Na sede da escola, visitantes de mais de 15 países já conheceram a estrutura e os ensinamentos compartilhados no espaço, que giram em torno da valorização do chimarrão e suas propriedades nutricionais e sociais.

“O chimarrão agrega valores como família, amizade, diálogo e hospitalidade. Nós queremos que as tradições gaúchas se perpetuem e o chimarrão é um instrumento desta construção da cidadania.”

REJANE RÜDIGER PASTORE – Patrona dos Festejos Farroupilhas 2023

Quem é Rejane Rüdiger Pastore

• Casada com Pedro Pastore (já falecido), ela tem dois filhos: Leandro, de 29 anos, e Letícia, 28.

• Professora aposentada, trabalhou por 26 anos na Escola Nossa Senhora Aparecida, em Linha Travessa, onde foi diretora e vice.

• Idealizadora da Escola do Chimarrão, hoje ocupa o cargo de secretária-executiva do Instituto Escola do Chimarrão.

• Foi vereadora por dois mandatos pelo então Partido Progressista (PP).

• Atualmente é presidente da Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim) e membro do Conselho Municipal do Turismo Rural (Comtur).



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido