A Administração Municipal, através da secretaria de Educação, Cultura e Desporto e Câmara de Vereadores de Passo do Sobrado, realizaram na noite da segunda-feira, 26, uma sessão solene para homenagear e oficializar o convite aos patronos dos festejos farroupilhas deste ano.
O evento lotou o plenário do Legislativo com representantes da Brigada Militar, Bombeiros Voluntários, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, prendas do município, direções de escolas, soberanas do município, coral Cantar é Viver, representantes do CTG Gaudérios da Querência e das cavalgadas Farroupilha, Integração e cavalgada do PTG Freio de Ouro, entre outros.
A solenidade foi aberta pela secretária de Educação, Cultura e Desporto, Liziane Etges. A condução do cerimonial ficou por conta da responsável pelo setor de cultura, Carla Cristina da Rosa. A homenagem foi realizada aos familiares de Ilária Baierle (em memória) e a Célio Carvalho da Silva. Os filhos de Ilária receberam das mãos do vice-prefeito, Cristiano Konzen, um lenço carijó na cor da bandeira do município, simbolizando o convite oficial para ser patrona da Semana Farroupilha.
Da mesma forma, Célio Carvalho recebeu das mãos do presidente do Legislativo, Elisio Machado, o lenço carijó. Outras entidades também prestaram homenagens aos patronos na oportunidade.
COMISSÃO
A comissão dos festejos farroupilha é composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação, das cavalgadas Farroupilha, Integração, PTG Freio de Ouro e CTG Gaudérios da Querência. O grupo iniciou no mês de junho a organização e planejamento das atividades da Semana Farroupilha de 2019, baseados no tema “Vida e Obra de Paixão Côrtes”. Já o tema anual do MTG é “Mulher gaúcha, 70 anos de inclusão no tradicionalismo gaúcho organizado”. A comissão criou também o tema municipal: “Nos campos da memória, a lembrança de homens e mulheres que marcaram nossa história”.
Segundo a secretária de Educação, Liziane Madsen Etges, “o objetivo é resgatar e valorizar os nomes que marcaram e continuam plantando a semente do tradicionalismo em Passo do Sobrado”.
ORIGEM
A proposta de instituir os patronos da Semana Farroupilha de Passo do Sobrado surgiu em 2017, quando a professora Carla Cristina da Rosa sugeriu a ideia para a comissão dos festejos, com o objetivo de registrar a história da vivência tradicionalista do município, lembrando de nomes que deixaram seus legados na construção da cultura gaúcha.
“A história da cultura tradicionalista no município não é recente, pois já temos uma linda trajetória dentro da cultura gaúcha, e são vários os nomes que contribuíram para que se mantivesse viva a chama da tradição”, destaca Carla. Desde então a comissão dos festejos farroupilha se reúne para buscar nomes que possam representar esta trajetória, com o objetivo de homenagear aqueles que deixaram seu legado e os que ainda continuam passando os valores tradicionalistas.
Em 19 de setembro de 2018, a proposta de oficializar a honraria de Patronos da Semana Farroupilha foi instituída por iniciativa dos vereadores Vinícius Bartz da Rosa e Nubia Kauffmann Bartz (PDT) e sancionada pelo Executivo.
ILARIA BAIERLE
Nasceu em 15 de abril de 1948 na localidade de Rincão do Sobrado, filha de Adolfo e Margarida Mayer. Sempre foi uma filha dedicada e estudiosa, sonhava ser professora. Sua vida religiosa era ativa e sempre participou dos eventos católicos. Todo domingo ia à missa na Igreja Matriz de Passo do Sobrado.
Aos 17 anos foi em um baile em Cerro Alegre e conheceu aquele que seria seu marido, Amilcar Baierle. Logo se apaixonaram, mas as obrigações interromperam esse romance. Ilária foi estudar em Venâncio Aires e Amilcar foi servir em Cachoeira do Sul. Entretanto o destino os uniu novamente e passado um ano, eles se encontraram na missa de domingo.
O tempo passou e eles se casaram em 22 de abril de 1968 e fixaram sua residência em Passo da Mangueira nas terras de seu sogro, Luís Jorge Baierle, onde até hoje reside seu esposo. Tiveram nove filhos: Marta Simone Baierle, 50 anos; Alex Sander Baierle, 49 anos; Cláudia Luciane Baierle, 46 anos; Sandro Fabiano Baierle, 45 anos; Cristhi Débora Baierle, 42 anos (in memorian); Roger Amílcar Baierle, 41 anos; Cátia Michele Baierle, 40 anos; Jean Cesar Baierle, 38 anos e Joice Fabíola Baierle, 36 anos.
A vida de Ilária sempre foi muito ativa, além de seus afazeres domésticos e cuidados com seus nove filhos, em 1970 iniciou suas atividades como professora na escola Nossa Senhora da Saúde, substituindo sua sogra Eraci Baierle, que havia se aposentado. Também era muito atuante na comunidade, onde ajudava nas quermesses e missas. Foi catequista e com seu marido construiu um salão de bailes onde realizaram vários eventos.
Em 21 de abril 1979 fundou-se o CTG Gaudérios da Querência com sede em sua propriedade, onde foram feitos muitos rodeios, fandangos, buscava-se a chama crioula e apresentações de grandes nomes do tradicionalismo gaúcho, como: Gaúcho da Fronteira, Rui Biriva e tantos outros. Ilária estava sempre presente com seus alunos e escolas convidadas nas programações farroupilhas e durante o rodeio anual do CTG, onde incentivava, dava suporte e ajudava no planejamento, organização e desenvolvimento destes.
Professora Ilária, como todos a chamavam carinhosamente, sempre foi muito carismática, sendo bem quista por todos. Em tempos de rodeio abrigava em sua casa amigos de seus filhos, conhecidos e visitantes, onde com muito carinho e dedicação preparava bolos, cucas, doces, roscas e puxa-puxa para acompanhar a tradicional hora do chimarrão. Era uma mãe dedicada, amorosa e prezava pela educação dos filhos, ajudando em todos os momentos com o que estava ao seu alcance.
Ilária faleceu aos 58 anos, no dia 20 de junho de 2006. Deixa seu legado aos filhos, netos, marido, familiares e ex-alunos, a quem sempre demostrou ser uma mulher guerreira e batalhadora. Hoje sua família e amigos seguem seus ensinamentos e sentem orgulho desta mulher.
CÉLIO CARVALHO DA SILVA
Nasceu em 8 de abril de 1943 em João Rodrigues, filho de Floriano Machado da Silva e de Maurilia Carvalho da Silva. Desde criança sempre trabalhou na lavoura, ajudava seu pai que era plantador de arroz e fumo. Em 25 de julho de 1962, casou-se com Natália Baierle da Silva que era professora, com quem teve dois filhos: Paulo Olavo da Silva e Carmen Suzana da Silva.
Em 1998 a família teve uma grande perda, o falecimento da esposa, mãe e avó Natália. Mesmo com essa grande perda, Célio Carvalho continuou sua trajetória, pois a vida tinha que prosseguir. Mais tarde conheceu sua atual companheira “Roseli” ganhando assim mais duas filhas de coração, “Sheila e Tairine”, e mais uma neta “Lala”.
Mesmo nos momentos mais difíceis nunca mediu esforços para ajudar e auxiliar a família, sempre preocupado e pronto para orientar os filhos e netos com seus sábios conselhos. Tio Célio, como é conhecido, sempre esteve ligado à agricultura, onde se dedicou ao plantio de arroz, fumo, milho e criação de gado.
Sócio-fundador do CTG Gaudérios da Querência no ano de 1979 e patrão no período de 1989 a 1990, sempre ativo no tradicionalismo, nunca mediu esforços para honrar a tradição. Gostava de acampar nos rodeios do CTG Gaudérios e Estância do Sobrado.
Mais tarde juntamente com um grupo de amigos ajudou a fundar a “Cavalgada Integração” a qual mais tarde passou a se chamar “Cavalgada Farroupilha”. Gaiteiro, declamador e trovador, é considerado por muitos o animador de todo o grupo, sempre disposto, com suas brincadeiras e histórias que todos apreciam. Em sua história de vida Célio Carvalho foi por dois mandatos vereador do município, nos anos de 1997 a 2000 e 2012 a 2016.