O Partido Democático Trabalhista (PDT) esteve reunido na noite de quarta-feira nas dependências da Asmuva, no Parque do Chimarrão, para a última reunião de trabalho em 2012. Este também foi o primeiro encontro após as eleições, onde o prefeito Airton Artus foi reeleito para mais quatro anos de mandato. O encontro reuniu lideranças, filiados, simpatizantes e os vereadores atuais, além dos recém-eleitos, que receberão a diplomação no próximo dia 14, na Câmara de Vereadores.
à mesa de trabalho estiveram o prefeito Airton Artus, o presidente do partido, vereador e líder da bancada do PDT na Câmara, Telmo Kist; o vereador Hélio Artus, e os recém eleitos para o Legislativo, Jarbas da Rosa, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, Cleiva Heck e Gerson Ruppenthal. A presidente de honra, dona Helena de Brito Goulart, o tesoureiro Leandro Pitsch e o secretário do partido Jandir Fürst completaram a mesa principal.
Telmo Kist agradeceu a presença de todos os pedetistas e convidou para o encontro festivo que o PDT de Venâncio Aires realiza todos os anos no Salão Machry. Também lembrou os filiados que na próxima quarta-feira, dia 12 de dezembro, ocorre um evento importante em Porto Alegre e que vai reunir integrantes dos partidos de todo o interior do Rio Grande do Sul. “Numa alusão ao 12, o PDT escolheu o 12 de 12 de 2012 para fazer uma grande festa. Vamos marcar presença porque as lideranças da capital estão curiosos para ouvir de nós como foi esta grande vitória nas eleições aqui na Capital do Chimarrão”, destacou Kist.
O médico Jarbas da Rosa, vereador eleito com 2.055 votos, disse que o resultado das urnas é um reflexo de uma campanha ética, limpa e sem compra de votos e favores. “Estou começando e ainda não tenho a experiência no Legislativo, mas sei que vou trabalhar muito para contribuir pelo partido e pelos venâncio-airenses”, disse Jarbas.
O vereador reeleito Hélio Artus se emocionou e agradeceu a todas as pessoas que trabalharam em prol do partido, principalmente os candidatos que não foram eleitos, porém contribuíram para que o PDT elegesse seis vereadores para o mandato 2013/2016. O secretário Hélio Lawall também fez menção ao esforço contínuo dos filiados e simpatizantes, onde a integração e o trabalho correto fizeram com que a vitória de forma folgada viesse nas urnas.
O prefeito Airton Artus fechou a sequência de discursos lembrando-se do início do PDT na década de 80, onde iniciou com poucas pessoas e hoje está se aproximando de mil filiados. Falou também da responsabilidade que cada integrante do partido tem a partir do próximo ano com a comunidade. Seguir trabalhando muito para melhorar e fazer crescer ainda mais o município de Venâncio Aires. Artus ressaltou que os munícipes acreditaram na continuidade da mudança e a missão do partido é fazer com que o Legislativo possa ter uma nova identidade, trabalhando irmanado para o desenvolvimento de Venâncio Aires nestes próximos quatro anos.
“Hoje no PDT temos líderes que permanecem no anonimato, que torcem pelo sucesso do município, dos moradores e dos que investem em Venâncio Aires. O povo está dando mais uma oportunidade ao Executivo e agora também ao Legislativo. Uma oportunidade para criarmos um sinergismo e nos potencializar. De termos uma nova atitude e uma nova postura. Eu sei dos nossos limites, mas sei também da nossa cumplicidade, da nossa parceria. Mesmo com as dificuldades que teremos de enfrentar nós ainda podemos surpreender. Deus colocou outra vez esse time em campo para enfrentar as adversidades e fazer essa mudança radical que o município precisa para dar um salto de qualidade em todos os setores”, resumiu o prefeito Airton.
O próximo encontro do PDT está agendado para o dia 21 de dezembro no Salão Machry e será festivo. (AI)