Peça ‘Abayomi’ estreia nesta segunda-feira

Estreia nesta segunda-feira, em Sobradinho, na escola Copeti, a peça teatral ‘Abayomi- O grande encontro’, com texto do diretor e atuador da Afro-Cena, Sérgio Rosa.

De acordo com Rosa, a peça procura mostrar através da historia de um pai, rico e empresário, a importância da cultura negra no resgate da autoestima de muitas pessoas que têm medo ou vergonha de se identificar enquanto cidadão negro. A peça aborda a necessidade da prática da Lei n° 106390, que obriga as escolas a trabalhar no currículo escolar a cultura negra, africana e indígena. “Essa lei vigora desde 2003 e são raras as escolas que a colocaram em prática ao longo desses 10 anos”, menciona Rosa.

A palavra ‘abayomi’ é do dialeto africano youruba e significa aquela que traz alegria, ou encontro precioso. “A peça retrata exatamente isso, um grande encontro do pai com ele mesmo. Esse rico empresário, que abandonou sua família, deixou de lado sua história, sua cultura, na busca do poder econômico, assim, transformando-se num rico empresário. Rico, porém sem a base familiar.

O espetáculo, que tem duração de 50 minutos, conta com as músicas ‘Um Sorriso Negro – Dona Ivone Lara’, ‘Olhos Coloridos – Sandra Sá’ e, também, poemas de Solano Trindade, Carlos Assumpção, Oliveira Silveira, Elisa Lucinda etc.

Em Sobradinho a apresentação será na segunda pela manhã, no auditório da Escola Copeti. “Será apresentada para cerca de 300 alunos”, destaca. Já no dia 21 pela manhã a apresentação será no Salão Kappel em Vale Verde para os alunos da escola Curupaiti.

Na quarta-feira, 21, a partir das 20h30min, o público de Venâncio Aires poderá prestigiar o espetáculo no auditório do Colégio Gaspar. O ingresso está no valor de R$ 10. Crianças menores de 12 anos, acompanhados pelos pais, não pagam ingressos. A apresentação não tem censura e é voltada para toda a família.

Escolas interessadas em levar suas turmas para assistir à peça tem desconto especial. é só entrar em contato pelo fone: 98823564.