Ontem pela manhã, 21, durante reunião da Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, foi rejeitado o pedido de audiência pública feito pelo deputado Marcelo Moraes (PTB), referente ao novo presídio de Venâncio Aires. Segundo o deputado trabalhista, a negativa contrariou decisões habituais do Parlamento, que tem por objetivo a aproximação da comunidade, discussão e defesa de seus interesses.
O pedido foi negado por apenas um voto, proferido pelo deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), que argumentou a necessidade de verificar o assunto concomitante à análise do presídio de Canoas. Marcelo Moraes destacou ainda que a situação reflete o que já havia acontecido em Venâncio, onde também foi negado o pedido de audiência publica para tratar do tema na Câmara de Vereadores. “Não aceito a justificativa do deputado Nelsinho Metalúrgico, porque entendo não ser obrigatório discutir a situação do presídio de Venâncio atrelada ao de Canoas. E o fato de não querer que a audiência seja realizada em Venâncio Aires, e sim em Porto Alegre, deixa transparecer que realmente não se quer discutir o assunto com a comunidade”, ponderou Moraes.
O deputado garantiu que reapresentará o pedido de audiência pública, que deverá entrar novamente em discussão na reunião da Comissão da próxima quinta feira, 28.