Pedidos de Natal aguardam a chegada dos ‘Papais Noéis’

Eles acreditam no espírito e na magia do Natal e aguardam a chegada do bom velhinho, trazendo aquilo que pediram através de uma cartinha, escrita por eles, em sala de aula. São pedidos simples, humildes, daqueles que talvez pouco esperam de um 25 de dezembro.

Bolas, bonecas, carrinhos de madeira, uma peça de roupa, um celular de brinquedo, material escolar são alguns dos pedidos que podem ser conferidos nas cartinhas que aguardam a adoção de ‘Papais Noéis’, na agência de Correios de Venâncio Aires.

Mais um ano a agência promove a campanha ‘Papai Noel dos Correios’, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, 181 alunos de 12 escolas do interior, aguardam o presente que pediram ao Papai Noel. A população tem até a próxima semana para adotar as cartinhas. Os presentes serão recebidos até sexta-feira, 14.

Conforme a gerente dos Correios Venâncio Aires, Denise Niedermeyer, assim como no ano passado, a campanha vai beneficiar alunos de escolas do interior, selecionadas pela secretaria de Educação.

Segundo Denise, no ano passado todas as cartinhas foram adotadas. “Não vamos medir esforços para que todas sejam adotadas. A procura está bem grande e a ideia é que nenhuma criança fique sem receber o presente”, ressalta.

A gerente observa que no sistema anterior, os Correios recebiam cartinhas da toda a comunidade. Mas a experiência não teve sucesso. “Antes corríamos o risco de crianças de uma mesma casa não serem contempladas. Além disso, a comunidade enviava o pedido com a certeza que que receberia e depois cobrava os carteiros nas ruas”, conta.

A parceria com a secretaria, conforme Denise, também foi importante para direcionar a campanha a um público que não costuma ser contemplado em outras iniciativas locais. Além disso, permitiu um acompanhamento dos professores e uma indicação para que as crianças façam pedido acessíveis e assim, a campanha ganhasse mais adesão da comunidade. “Antes recebíamos muitos pedidos de bicicletas, celulares, computadores, eletrônicos, videogames, o que ficava inviável para muitos participarem”, explica. Com o atual modelo, a Educação passou a indicar as escolas do município com o maior número ou concentração de alunos em situação de vulnerabilidade social e em locais de difícil acesso.

A campanha segue em Venâncio Aires até a próxima semana. Para participar, a população deve ir até a agência e solicitar pelas cartinhas e adotá-las. O prazo de entrega dos presentes se encerra na sexta-feira, 14. Os pedidos serão entregues nos dias 17 e 18 de dezembro, devido ao encerramento do ano letivo das escolas participantes. Correios, a secretaria e ainda o Papai Noel serão os responsáveis pela entrega.

PARTICIPANTES

 

Serão contemplados os estudantes de 12 escolas de ensino fundamental do interior do município. Alcebíades Moreira e Alcides Vieira da Rosa, ambas de Linha Paredão; Cristiano Goulart da Silva e Dom Pedro I, ambas de Linha Cerro dos Bois; João Cândido de Moura, de Linha Marmeleiro; Osvaldo Cruz, de Linha Cachoeira; Primeiro de Maio, de Linha Santos Filho; Rui Ramos, de Linha Campo Grande; São José I, de Linha Monte Belo; Tiradentes, de Linha Picada Mariante; Theotonio, de Linha Travessão Mariante e Venâncio Aires, em Linha Canto de Cedro.

Mais detalhes na edição impressa de 08/12